Bem-estar e proteção

Cólicas dos Bebés: Sintomas e Prevenção

As cólicas dos bebés ocorrem com sinais típicos. Saiba como as reconhecer e aliviá-las com as dicas e conselhos dos especialistas do Observatório Chicco.

bighead-2974601_1280

Cólicas dos Bebés: remédios e conselhos

As cólicas dos bebés estão presentes nos seus primeiros dias de vida e, apesar de serem inofensivas em termos de saúde, podem representar um verdadeiro desafio à paciência das mães e dos pais.

Gritos e choro incessantes

O seu bebé chora desesperadamente por horas a fio sem nenhuma razão aparente? Não entre em pânico. Na maioria dos casos são cólicas, uma dor abdominal típica que afeta os bebés desde as primeiras semanas até aos 3–4 meses.

Serão mesmo cólicas?

As cólicas em lactentes são acompanhadas por sinais bastante típicos. O primeiro é definitivamente o choro: súbito, incessante e que perdura por horas. Há também a considerar o incómodo do bebé, o rosto contraído, costas arqueadas e pernas fletidas sobre o abdómen. Por último, ocorre também timpanismo e flatulência. Embora os episódios se possam repetir várias vezes ao dia, é mais frequente à noite.

Qual a causa?

As cólicas dos bebés são um fenómeno físico associado ao crescimento que desaparece espontaneamente após o quarto mês. Embora não exista um consenso quanto às causas, entre as possibilidades conta-se a acumulação de gases no intestino devido à ingestão de demasiado ar durante a alimentação ou um sistema nervoso ainda imaturo que amplifica qualquer pequeno estímulo sensorial.

Cólicas dos bebés: o que pode fazer?

Se o seu bebé sofre de cólicas, tente permanecer calma(o) e manter uma dose saudável de paciência. As cólicas dos bebés são no mínimo frustrantes, mas há alguns remédios que contribuem para o seu alívio. Por exemplo, massajar em torno do umbigo, aliviando os espasmos e ajudando o ar a passar. Outro exemplo, deitar o bebé de barriga para baixo, pousado nas suas pernas ou antebraços com um pano ou garrafa de água quente debaixo da barriga dele. Dar banho ao bebé pode ajudar: relaxa-o, sendo uma oportunidade para brincar e distraí-lo ao mesmo tempo. Por último, mas não menos importante, muitos mimos: embalá-lo e sussurrar-lhe palavras calmantes é uma forma excelente de o tranquilizar.

Também lhe pode interessar

Termómetro Digi Baby

Rosa

€ 5,99

Termómetro Digital Pediátrico Retal

PERVINCA

€ 8,49

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação