- Home
- Conselhos
- Hora de Dormir
- Como devem dormir os recém-nascidos? de barriga para cima
Como devem dormir os recém-nascidos? De barriga para cima
As melhores posições para o sono do recém-nascido
- Por que é que os recém-nascidos devem dormir de barriga para cima?
- Posição supina do recém-nascido: uma segurança contra o sufocamento
- E se colocássemos o recém-nascido a dormir de lado?
- Posição antirrefluxo para recém-nascidos, para prevenir o regurgitamento
- Bebé com constipação, como fazê-lo dormir

Embora já se saiba há anos que a posição mais segura para um recém-nascido dormir é deitado de costas, ou seja, com a barriga para cima, ainda hoje se observam muitos comportamentos errados, muitas vezes praticados por pessoas de certa idade que mantiveram a antiga indicação dos pediatras de vinte ou trinta anos atrás, agora totalmente ultrapassada. Vamos ver agora a razão pela qual os recém-nascidos devem dormir de barriga para cima e que outras indicações devem ser seguidas para um sono seguro.
Por que é que os recém-nascidos devem dormir de barriga para cima?
Estudos científicos recentes publicados pela Academia de Pediatria confirmam que a posição supina é a mais segura, pois protege contra a "morte súbita infantil", também conhecida como SIDS (Síndrome de Morte Súbita Infantil). Por isso, recomenda-se aos pais que coloquem os recém-nascidos a dormir de barriga para cima durante todo o primeiro ano de vida, e não de lado ou de barriga para baixo, pois estas posições aumentam o risco de morte súbita, cujas causas ainda são parcialmente desconhecidas.
Posição supina do recém-nascido: uma segurança contra o sufocamento
A posição supina durante o sono é mais segura, pois evita o risco de asfixia do recém-nascido. De facto, se a criança for colocada a dormir de barriga para baixo, pode acontecer que o rosto fique pressionado contra o colchão e, por várias razões, seja impossível virar a cabeça para o lado: nesse caso, correria o risco de sufocamento ou rebreathing, ou seja, respirar ar recém expirado e, portanto, rico em dióxido de carbono. Além disso, aposição de barriga para baixo aumenta o risco de sobreaquecimento.
E se colocássemos o recém-nascido a dormir de lado?
A resposta é não. É preciso reiterar isto, mesmo que pareça que os recém-nascidos dormem melhor encolhidos e de lado, porque ficam mais contidos e recolhidos, lembre-se de que esta posição não é nada segura, pois o bebé pode rebolar mais facilmente de barriga para baixo. Mesmo que às vezes possa ser mais cansativo fazê-los dormir de barriga para cima, é importante habituá-los a dormir assim desde o início. Por fim, lembre-se de que, para facilitar o relaxamento, o adormecimento e fazer com que o recém-nascido se sinta seguro, existem algumas estratégias, incluindo o swaddling, a chupeta e o uso de redutores para berços especialmente certificados.
Posição antirrefluxo para recém-nascidos, para prevenir o regurgitamento
Mesmo em caso de refluxo, a ciência confirma que a melhor que a melhor posição é de barriga para cima. A tentação de colocar a criança de lado ou de barriga para baixo, devido à crença de que isso facilitaria o refluxo, deve ser evitada. Para compreender as razões desta afirmação, é importante conhecer a anatomia das vias respiratórias: como se pode compreender pelo desenho, em caso de refluxo, com a criança deitada de barriga para baixo, o bolo alimentar poderia entrar mais facilmente nas vias respiratórias, provocando asfixia, uma vez que o esófago, que se encontra acima da laringe, teria a força da gravidade a seu favor; por outro lado, na posição de barriga para cima, e portanto com o esófago abaixo da traqueia, o bolo alimentar teria de trabalhar contra a força da gravidade para conseguir entrar nas vias respiratórias, o que implica um menor risco de asfixia. A posição recomendada também nestes casos continua a ser a posição supina sobre um colchão rígido, plano e sem almofada.

Bebé com constipação, como fazê-lo dormir
Mesmo em caso de constipação, a posição recomendada é de barriga para cima, com um colchão rígido, plano e sem almofada. Pode acontecer que, em caso de constipação, seja recomendado elevar a cabeça do recém-nascido, colocando uma almofada entre o colchão e o recém-nascido ou inclinando o berço, uma vez que o novos modelos disponíveis no mercado muitas vezes permitem isso. Também neste caso, a ciência fornece indicações precisas: o uso de almofadas é absolutamente desaconselhado até ao primeiro ano de idade, e é importante não inclinar o berço num ângulo superior a 10º durante o sono, pois inclinações maiores aumentariam o risco de deslizamento, com a possibilidade do recém-nascido assumir uma posição não fisiológica e perigosa para a respiração.
Subscreva a nossa newsletter
Receba 5€ de desconto para usar na sua compra online
OUTROS RELACIONADOS