A cor dos olhos do recém-nascido: como muda e quando se define?

Por que, como e quando se estabiliza a cor dos olhos do bebé

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw968b223a/site/13-Conselhos/Artigos/Desenvolvimento/Colore-Occhi-Neonato .jpg

Muitos pais que estão à espera de um filho perguntam-se qual será a cor dos olhos do futuro filho ou filha e ficam surpreendidos quando veem o seu bebé pela primeira vez. Na verdade, ao nascer, a cor dos olhos de muitos recém-nascidos varia entre o azul e o cinzento, independentemente da cor dos olhos dos pais. Vamos ver quais são os mecanismos e as razões por trás desta fascinante mudança.

A evolução da cor dos olhos é influenciada pela genética

A cor dos olhos é uma característica genética fascinante, determinada principalmente pelos cromossomas 15 e 19, herdados dos pais. cada progenitor contribui com metade dos seus genes para a cor dos olhos, mas o resultado não segue uma divisão simples e equitativa.


Em geral, as cores escuras, como o castanho, são dominantes e tendem a prevalecer sobre as mais claras, como o azul e o verde, que são recessivas. Isso significa que um pai com olhos castanhos tem uma grande probabilidade de transmitir essa característica aos seus filhos.


Na maioria das vezes, a cor dos olhos dos recém-nascidos segue esta lógica:


  • Se ambos os pais têm os olhos azuis, é muito provável que o recém-nascido também tenha olhos azuis, mas não é uma certeza absoluta.


  • Se ambos os pais têm olhos castanhos, tendem a transmitir essa característica; mas se na família há pessoas com olhos claros, há a possibilidade de a criança ter olhos de tonalidade diferente.


  • Se um dos pais tem olhos azuis e o outro tem olhos castanhos, há cerca de 50% de probabilidade para cada cor.


  • Se os pais têm olhos verdes ou castanhos, a cor de olhos do recém-nascido torna-se mais incerta.


Em geral, pode-se confiar na seguinte tabela de cores dos olhos do recém-nascido para tentar responder à pergunta "De que cor serão os olhos do meu recém nascido?":

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw4afdd34e/site/13-Conselhos/Artigos/Desenvolvimento/Eye-Color-Chart-What-Color-Eyes-Will-My-Baby.jpg

No entanto, a genética da cor dos olhos em recém-nascidos é complexa e não se limita a um único fator dominante. Vários genes interagem para definir a tonalidade exata, portanto, traços herdados dos avós também podem surgir, enriquecendo a variedade de cores dos olhos nas gerações seguintes.

Cor dos olhos dos recém-nascidos: por que muda?

Ao nascer, a maioria dos recém-nascidos tem olhos cinza-azulados devido ao baixo nível de melanina, o pigmento responsável pela cor dos olhos. Essa deficiência deve-se ao facto de os raios UV, que estimulam a produção dessa substância, não penetrarem no útero materno e ao facto de os melanócitos, as células responsáveis pela produção de melanina, ainda não estarem completamente desenvolvidos no recém-nascido.

Quando é que a cor dos olhos do recém-nascido fica definitiva?

Nos primeiros meses, à medida que a melanina começa a depositar-se na íris, a cor dos olhos começa a mudar e depois estabiliza-se: tende a escurecer nos primeiros meses de vida devido ao aumento da melanina, cuja produção depende principalmente de fatores genéticos, mas também é estimulada pela exposição à luz solar.


Por isso, bebés com olhos claros, azuis, verdes ou cinzentos, verão escurecer a cor com o tempo; mas também se pode esperar um processo inverso, com olhos inicialmente castanhos que se tornam azuis ou verdes. Normalmente, a cor dos olhos de uma criança estabiliza entre os 6 e os 9 meses de idade, mas é necessário esperar mais de um ano para que se possa considerar definitiva.


No passado, pensava-se que uma maior exposição à luz solar facilitava a estabilização da cor dos olhos, uma prática arriscada. É fundamental proteger adequadamente os olhos do recém-nascido, independentemente da cor dos olhos: o uso de óculos de sol com proteção UV ou coberturas alternativas, como chapéus e cortinas solares, é essencial para proteger eficazmente os olhos dos efeitos nocivos do sol.