Semana 31 de gravidez: sintomas, como está o bebé e dicas

Crescimento do feto, e mudanças no corpo da mulher e dicas úteis

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw98e682d7/site/13-Conselhos/Artigos/Semana Gravidez/14 settimana di gravidanza.jpg

Bem-vinda à semana 31 de gravidez! Nesta semana, entra oficialmente no oitavo mês, aproximando-se do momento em que vai conhecer o seu bebé! Aqui ficam algumas dicas e informações úteis para aproveitar ao máximo este período.

Crescimento e peso do bebé

Na 31ª semana de gravidez, o bebé tem entre 40 e 41 cm de comprimento, pesa aproximadamente 1.440 gramas e tem o tamanho de uma beringela. A partir de agora, continuará a ganhar peso semana após semana até atingir o peso que terá à nascença. O peso medio ao nascer é de 3.300 gramas, com alguma diferença entre meninos e meninas.


Durante esta semana, mesmo que o peso do bebé continue a mudar, os órgãos internos já atingiram o seu pleno desenvolvimento e começam a funcionar. Os pulmões também começam a expandir-se de tal forma que, mesmo que o bebé nasça prematuramente, a partir de agora não necessitaria de ventilação mecânica.

Os movimentos do seu bebé

Os movimentos do bebé vão começar a diminuir um pouco, pois, à medida que o bebé cresce, o espaço dentro do útero começa a diminuir. Vai notar que, quando está em movimento, o bebé tende a ficar quieto (porque os seus movimentos o acalmam e relaxam) e mais a ativo quando está descansada.


Não se preocupe e lembre-se que os movimentos do bebé são importantes e são um indicio de que o bebé está bem. É normal que o seu médico lhe peça que monitorize os movimentos do bebé por este mesmo motivo.

Sintomas e mudanças no corpo da mulher às 31 semanas de gravidez

Nesta semana os pequenos desconfortos e inconvenientes relacionados com a gravidez podem acentuar-se, como insónias, azia, dor nas costas ou inchaço nos pés e tornozelos. No entanto, é bom tentar manter uma vida o mais ativa possível, com exercícios adequados.


O descanso noturno neste período tornar-se-á cada vez mais cansativo. Isto por causa da incontinência urinaria, dificuldade em encontrar uma posição confortável e dos pensamentos relacionados com o parto e a consequente nova vida. Para mais dicas sobre uma noite mais tranquila veja o nosso artigo sobre as melhores posições para uma grávida dormir.


Lembre-se de participar num curso pré-natal para receber informações, com o objetivo de se preparar de forma ativa e positiva para o parto.

Dica úteis para esta fase

Aqui estão algumas dicas úteis para aproveitar ao máximo esta semana:


  • Quando está deitada para descansar ou dormir, uma almofada de gravidez especialmente concebida pode ajudá-la a encontrar uma posição confortável.
  • Se tiver inchaço nas mãos, especialmente se estiver num período quente, evite anéis, relógios e pulseiras particularmente apertados.
  • Se tiver inchaço nos pés e pernas, tente manter as pernas elevadas sempre que puder.
  • Mantenha uma dieta saudável, optando por refeições pequenas e frequentes, evitando alimentos difíceis de digerir, como fritos. Para mais dicas, neste âmbito, veja o nosso artigo sobre alimentação na gravidez.
  • Use roupas suaves e que não sejam restritivas. Mesmo quando se trata de sapatos, opte por modelos que não sejam muito apertados.
  • Descanse o máximo possível, aproveitando as sestas da tarde para compensar as horas de sono perdidas durante a noite e, em geral, tente não fazer grandes esforços.

Vai querer começar a preparar as coisas para a chegada do seu bebé. É normal que comece a sentir o desejo de escolher tudo, desde o berço, às roupas, o trocador e até o seu primeiro brinquedo. A Chicco ajuda-a nesta escolha! Visite a nossa loja online Chicco onde tem tudo o que precisa!


Se quiser, está na hora de começar a pensar em organizar um chá de bebé!