Dor nas costas durante a gravidez

Sintomas, causas e como é que pode aliviá-la

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw7cb10774/site/13-Conselhos/Artigos/Gravidez/mal di schiena in gravidanza.jpg

Um sintoma generalizado

Quando a barriga começa a pesar, a postura assumida pela grávida pode causar dores nas costas, também chamadas de lombalgias, que afetam a qualidade e duração do sono, bem como o bem-estar geral. As dores de costas na gravidez são particularmente frequentes entre o quinto e sétimo mês e afeta mais de 50% das gravidas e 25% das mulheres durante um período variável, mesmo após o parto.

Causa da dor nas costas na gravidez

A principal causa encontra-se no aumento de peso localizado ao nível do abdómen, que determina um deslocamento para a frente do centro de gravidade e uma consequente resposta de equilíbrio postural para trás ao nível da cabeça, ombros, coluna e joelhos. Estes ajustes posturais aumentam a carga na região lombar e na coluna e podem causar dores que podem vir a prejudicar o bem-estar e a serenidade da mãe.

Dor nas costas na gravidez: quando é que se torna preocupante

Na presença destes sintomas “quando é que se torna preocupante” é uma pergunta legítima para a mãe. A resposta é tranquilizadora, porque a dor nas costas é quase sempre um sintoma fisiológico, de natureza postural. No entanto, é melhor prestar mais atenção se a dor se apresentar de uma forma “diferente” do habitual, por exemplo, intermitente em intervalos regulares, porque pode estar associada a contrações do útero. Formigueiro ou dormência nos membros inferiores é indicativo de compressão do nervo ciático.

A roupa contribui para o alívio

A roupa interior de maternidade, adaptada para satisfazer as necessidades de um corpo que muda com a gravidez, pode ser uma boa ajuda para aliviar os sintomas da dor lombar. A cinta, por exemplo, elimina a pressão nas costas, uma área que se torna cada vez mais sensível à medida que a gravidez progride.

O movimento também ajuda

Em geral, a atividade física leve, mas consistente, pode ajudar a fortalecer os músculos lombossacros e apoiar a barriga com menos fadiga. Nesse sentido, para cuidar do seu corpo, aliviar os sintomas de dores nas costas, hidroginástica, yoga, pilates ou, simplesmente, algumas caminhadas relaxantes ao ar livre para recarregar o corpo e a mente são ideais. 

Almofada de gravidez para lombalgia

Entre os auxiliares para dores nas costas durante a gravidez, há também almofadas especialmente projetadas para dar alívio e apoiar as costas adequadamente durante os meses de gravidez. Existem diferentes tipos de almofadas de gravidez de acordo com as necessidades de cada mãe e podem ser usadas tanto para se sentar como para deitar.