32ª Semana de Gravidez
Crescimento do feto e mudanças no corpo da mulher
Se está na 32ª semana de gravidez, encontra-se a meio do oitavo mês. A sua barriga continua a crescer à medida que a data do parto se aproxima cada vez mais. Vejamos como muda o seu bebé, o seu corpo e quais são os conselhos úteis para aproveitar ao máximo esta semana de gravidez.
Peso e dimensão do feto na 32ª semana de gravidez
Durante a 32ª semana de gravidez, o seu bebé mede cerca de 41 cm e o seu peso varia entre 1.600 e 1.700 gramas, sendo aproximadamente do tamanho de um grande pepino.
Como cresce o bebé durante a 32ª semana de gravidez
Na 32ª semana de gravidez, o seu bebé está quase completamente formado e apenas alguns órgãos ainda precisam de algumas semanas para alcançar o seu pleno funcionamento. Este é o caso dos pulmões, que já estão totalmente desenvolvidos, mas cujos alvéolos ainda não estão maduros e prontos para funcionar fora do útero materno. Embora o seu pequeno já esteja formado, ele ainda precisa de acumular gordura subcutânea, que não só lhe dará uma aparência gordinha ao nascer, mas também servirá como uma reserva fundamental nos primeiros dias após o nascimento, enquanto a mãe começa a produzir leite materno.
À medida que o pequeno cresce cada vez mais, o espaço dentro do útero vai diminuindo e, consequentemente, os seus movimentos serão percebidos de forma menos intensa. O bebé adotará cada vez mais a posição fetal, ou seja, ficará todo encolhido com as perninhas junto ao peito, uma posição que também caracterizará o início do período após o parto.
Como muda o corpo da mulher durante a 32ª semana
Devido ao aumento das dimensões do bebé, a gravidez tornar-se-á cada vez mais cansativa, e pequenos desconfortos, como dor nas costas e azia, podem aumentar, fazendo com que perceba dificuldade até nas tarefas simples ou que se canse muito facilmente. Lembre-se de que, nesta fase, é importante descansar sempre que possível e contar com o apoio do parceiro ou dos familiares, especialmente para as atividades mais cansativas, como arrumar o quarto do bebé. Se ainda estiver a trabalhar, tenha em conta que pode chegar ao final do dia muito mais cansada do que antes. A palavra de ordem é: pedir ajuda!
Bem-estar durante a 32ª semana de gravidez
Aqui estão alguns conselhos de bem-estar para aproveitar ao máximo este período da gravidez e encontrar alívio para os principais problemas:
- Vá para a cama cedo à noite. Lembre-se de que a posição recomendada para dormir bem durante a gravidez é de lado, preferencialmente do lado esquerdo, e que pode usar uma almofada específica para a gravidez.
- Se sofre de pernas ou pés inchados, use calçado confortável, utilize meias elásticas e lembre-se de levantar os pés frequentemente, evitando permanecer muito tempo em pé.
- Continue a seguir uma alimentação saudável, equilibrada e rica em vitaminas. Especialmente nos períodos quentes, lembre-se de beber frequentemente. Evite refeições muito abundantes.
- Comece a informar-se, através de uma parteira, sobre como reforçar os músculos do pavimento pélvico com a massagem perineal em preparação para o parto: isso ajudará a reduzir a possibilidade de lacerações e episiotomias durante o parto e melhorará a elasticidade dos tecidos para uma melhor recuperação no pós-parto.
Exames e consultas da 32ª semana de gravidez
A partir desta semana, durante a visita de ginecologia de rotina, o médico irá verificar a posição fetal: se o bebé estiver em posição pélvica, o ginecologista poderá propor uma série de estratégias suaves para tentar fazer o pequeno rodar. Durante este período, também deverá realizar os últimos exames de sangue e de urina. A ecografia do terceiro trimestre é, por sua vez, recomendada apenas em caso de patologia materna ou fetal.
Sabia que...
Durante a gravidez, pode acontecer que a futura mãe precise de comprar calçado em um tamanho maior, assim como ocorre com a roupa. Esta mudança deve-se tanto ao aumento de peso quanto ao relaxamento das articulações. Em alguns casos, essa alteração pode persistir mesmo após o nascimento do bebé.