Calcular a data prevista do parto

Como calcular a data prevista do parto através da data do seu último ciclo menstrual. Descubra todas as dicas e conselhos dos especialistas do Observatório Chicco.

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwf70c46ae/site/13-Conselhos/Artigos/Gravidez/calcular-data-prevista-parto/Calcolo-data-parto (1).jpg

É uma das perguntas mais frequentes que as mulheres fazem quando descobrem que estão grávidas: quando é que vai nascer? Como é que se calcula a data do parto? A data prevista do parto é calculada com base na data do último ciclo menstrual e existem vários métodos.

Como calcular a data prevista do parto


Biologicamente, a gravidez começa com a fecundação do óvulo. Como este acontecimento é bastante variável e imprevisível, convenciona-se que o inicio da gravidez coincide com o primeiro dia da última menstruação. O método mais simples de calcular a data prevista para o parto consiste em acrescentar 9 meses e 7 dias ao primeiro dia da última menstruação.


Com caneta e papel: um método mais trabalhoso, mas muito pessoal, é calcular a sua DPP À mão. Eis como o fazer:


  • Numa folha de papel quadriculado, desenhe 40 retângulos verticais, cada um composto por 7 quadrados e distanciados entre si por 2 quadrados ( os 40 retângulos correspondem às 40 semanas de gravidez, o que é equivalente a 280 dias, ou 10 meses lunares, ou seja, 28 dias)


  • O primeiro quadrado do primeiro retângulo corresponde à data de início da última menstruação.


  • A partir daí, contar 40 semanas: o último dia das 40 semanas corresponde à data prevista para o parto.


  • Este calendário especial pode ser utilizado como um calendário pessoal da gravidez, no qual pode anotar alguns dos pontos altos dos nove meses.

Data da gravidez: confirmação por ecografia


A idade gestacional e, consequentemente, a presumível data de nascimento, devem ser confirmadas por ecografia. Esta última é calculada a partir da ecografia efetuada no primeiro trimestre e baseia-se nas medidas do feto. Se a idade ecográfica diferir em pelo menos 7 dias da idade gestacional, a gravidez deve ser datada novamente tendo em conta esta diferença. A partir deste momento, a referência para verificar o crescimento correto do feto é a ecografia.

Porque a data prevista de parto não é certa


Quanto mais regular for o ciclo, mais exato será a DPP. Se, por exemplo, a futura mãe tiver um ciclo menstrual curto, ou seja, inferior a 28 dias, o nascimento ocorrerá provavelmente um pouco mais cedo. Se, por outro lado, o ciclo for superior a 28 dias, o bebé nascerá um pouco mais tarde. Mas apenas 5% dos bebés nasceram no dia calculado. De facto, considera-se que a gravidez é de termo entre a 37ª e a 41ª semana de gestação. A DPP não é certa, mas não deixa de ser útil para todas as mães acompanharem o crescimento do feto, preparem-se para o parto e, assim vivê-lo da forma mais feliz e positiva possível.

Cálculo da data do parto com base na lua


Segundo a crença popular, a lua é capaz de influenciar o parto. A crença geral é que os dias de lua cheia são os mais auspiciosos para dar à luz. Embora tenha sido demonstrado que as fases da lua influenciam as marés, não existe qualquer base científica para a associação entre os movimentos do planeta e da gravidez.