Acidez gástrica na gravidez
Quais são as causas da azia na gravidez e como reduzir estes incómodos?
A azia é uma das queixas mais frequentes das grávidas: uma sensação desagradável de ardor no estômago que pode mesmo alastrar-se para a garganta. Afeta geralmente o último trimestre da gravidez, mas pode ocorrer logo no início. Vejamos agora o que a provoca e o que fazer para reduzir o incómodo.
O que causa a acidez na gravidez
No início da gestação, a razão para este distúrbio são os níveis de progesterona, que podem tanto abrandar os processos digestivos como diminuir o tónus da válvula situada entre o esófago e o estômago. Normalmente, esta válvula impede que o estômago liberte os seus ácidos para o esófago; já durante os primeiros meses de gravidez, esta estrutura tende a relaxar, devido a esta hormona, tornando-se assim menos eficaz. A partir do quarto mês, e sobretudo no último trimestre, quando o feto começa a aumentar significativamente de tamanho, a pressão exercida pelo bebé sobre o estômago pode aumentar o problema, favorecendo a subida do ácido do estômago para o esófago.
Remédios para a azia na gravidez
Em muitos casos, bastam pequenos passos para reduzir o desconforto da acidez e da azia durante a gravidez:
- Refeições ligeiras mas frequentes. Se o estômago estiver demasiado cheio, pode abrandar a digestão e favorecer a saída de ácido. É preferível fazer refeições frequentes mas mais pequenas: pequeno-almoço, almoço, jantar e dois lanches.
- Evitar alimentos "de risco", como fritos ou alimentos demasiado ácidos, não ao chocolate, café, chá, bebidas gaseificadas e açucaradas. Sim aos chás de ervas de malva e camomila que ajudam o estômago a relaxar.
- Não às bebidas alcoólicas e ao tabaco.
- Evitar deitar-se imediatamente depois de comer
- Durante a noite, pode ser útil deitar-se ligeiramente inclinado, com a cabeça e as costas ligeiramente levantadas.
Quando procurar aconselhamento médico
No caso de a azia e a acidez se tornarem insuportáveis, é aconselhável procurar aconselhamento médico sobre os medicamentos que podem ser utilizados durante a gravidez para aliviar estas queixas sem prejudicar o feto.