Segundo trimestre de gravidez, o que precisa de saber

Dicas para viver a gravidez da melhor maneira possível.

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw90e4ff3b/site/13-Conselhos/Artigos/Gravidez/secondo-trimestre-gravidanza-ok.jpg

Quando começa o segundo trimestre de gravidez?

O segundo trimestre de gravidez corresponde do quarto ao sexto mês de gravidez; mais especificamente, começa na décima quarta semana e termina por volta da vigésima sétima.

Alterações físicas e queixas mais comuns

Para a futura mãe, o segundo trimestre é geralmente o período mais sereno da gravidez, à medida que as náuseas e vómitos começam a diminuir. Neste período, a gravidez começa a tornar-se visível para os outros, e o corpo da mulher continua o seu processo de mudança. Que alterações ocorrem no segundo trimestre de gravidez e que indisposições pode a futura mãe sofrer? 

  • Aumento do tamanho da barriga e dos seios: o útero aumenta de volume e, como resultado, a barriga também se torna mais visível. Os seios também continuam a crescer, lenta, mas seguramente. 
  • Alterações cutâneas: a pele tende a ficar mais escura devido ao aumento da produção de melanina; isto pode ocorrer na área da aréola, ou com o aparecimento da linha nigra, onde uma linha vertical aparece no abdômen. Todas estas são alterações temporárias que geralmente desaparecem após o nascimento.  
  • Cãibras nas pernas e dor nos pés: para preveni-las, é importante esticar os músculos dos gêmeos antes de dormir, beber muita água e manter-se ativa; Há uma série de exercícios físicos específicos que pode fazer durante a gravidez. Também é aconselhável usar sapatos confortáveis e evitar meias apertadas e restritivas.  
  • Dor nas costas: a dor nas costas na gravidez é causada pela má postura como resultado do aumento de peso e do crescimento da barriga. 

Peso no segundo trimestre

O aumento de peso torna-se mais evidente a partir do quarto mês: a taxa de ganho de peso aumenta neste trimestre e depois abranda nos últimos três meses de gravidez, durante os quais o desenvolvimento do feto tem um efeito profundo no ganho de peso da mãe. Normalmente, nesta fase, o ganho de peso é cerca de 300-500 gramas por semana, embora isso seja muito pessoal e, portanto, pode variar muito.

O que comer: a dieta da gravidez no segundo trimestre

O conselho é seguir uma dieta saudável e equilibrada: comer pouco e com frequência, escolher alimentos leves e garantir que come muita fibra e bebe muita água para uma hidratação ideal. Beber bastante também ajudará a ficar de olho na retenção de água, o que é muito comum nesta fase: no que diz respeito a esta questão, também deve ser dada especial atenção ao consumo de sal; só deve ser usado com moderação. Distúrbios digestivos, prisão de ventre e sonolência também podem ocorrer durante este período. Tudo é possível: aconselhamos que fale com o seu ginecologista se sofrer de uma destas condições; Ele ou ela poderão ser capazes de a ajudar a aliviar os seus sintomas, uma vez que for estabelecido que estes não são sinais de outros distúrbios. 

Testes e exames no segundo trimestre: o que é que preciso?

Além dos exames de sangue “clássicos”, um dos exames de sangue mais importante a ser realizado durante este período é o exame morfológico (também conhecido como exame de anomalia), que geralmente ocorre entre a 20ª e a 22ª semana de gravidez. Durante este período, pode também ser realizada a amostragem de amniocentese ou vilosidades coriónicas; estes dois exames são utilizados para diagnosticar quaisquer anomalias cromossómicas no feto.