À conquista do espaço!
Impulsionado pelo desejo de explorar o seu ambiente, o bebé testa as suas capacidades motoras ainda hesitantes...
O bebé está a crescer, a sua estrutura física está a ganhar força e a sua capacidade de coordenação dos movimentos está a tornar-se cada vez mais segura: o bebé começa a deslocar-se no seu ambiente, gatinhando ou recorrendo às suas técnicas de movimentação especiais.
Posteriormente, com cerca de um ano de idade, chega o momento mais aguardado: os primeiros passos hesitantes para se deslocar sozinho.
É uma grande proeza para ele, é uma primeira forma de independência que lhe permite deslocar-se de forma autónoma para explorar as divisões da casa e descobrir objetos que antes estavam fora de alcance. Os seus progressos enchem-no de satisfação e levam-no a tentar sempre experiências novas. O bebé consegue finalmente chegar às mesas e aos móveis da casa, bem como, trepar de forma assustadora sofás, cadeiras e almofadas.
Todas estas tentativas, umas vezes bem-sucedidas, outras vezes não, desenvolvem não só a sua coordenação motora e o seu equilíbrio como também o sentido de segurança e a autoconfiança, fazendo-o sentir "crescido".
Não nos podemos esquecer que cada criança tem os seus tempos de desenvolvimento, incluindo o desenvolvimento motor, que têm de ser respeitados, sem qualquer comparação nem receio. No entanto, podemos proporcionar à criança a possibilidade de "treinar" estas capacidades motoras através de brinquedos desenvolvidos especificamente para acompanhar a sua evolução.
Brinquedos cavalgáveis para se deslocar em casa ou no jardim, primeiro com alguma ajuda dos pais e depois com cada vez mais autonomia. São brinquedos que a criança pode empurrar, montar ou utilizar como suporte para os seus primeiros passos, possivelmente levando num "esconderijo secreto" os seus objetos favoritos que a acompanham sempre, partindo à conquista do espaço.