Aleitamento com o biberão

Quais características considerar na escolha do biberão

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw392beeca/site/13-Conselhos/Artigos/Aleitamento/Allattamento con il biberon.jpg

O leite materno é um alimento completo e ideal para o bebé nos primeiros tempos, contendo tudo o que ele necessita, e é recomendado pela Organização Mundial da Saúde como alimento exclusivo até aos 6 meses de vida. No entanto, podem surgir situações em que a mãe precisa de utilizar o leite materno extraído ou leite de fórmula, como, por exemplo, em caso de dificuldade do bebé em agarrar-se ao peito ou de regresso ao trabalho. Nestes casos, aqui ficam alguns conselhos para a amamentação com o biberão.

As diferentes tipologias: o anticólicas

Em qual modelo orientar-se? Qual aspeto considerar? Antes de tudo, é fundamental focar nas características que tornam um biberão anticólicas. Normalmente, estes modelos apresentam válvulas que permitem que o ar entre e preencha o espaço deixado pelo leite: estes sistemas impedem a formação de vácuo dentro do biberão, reduzem as interrupções durante a amamentação, evitando assim a ingestão de ar na barriga.

Chicco P5, a revolução dos biberões anticólicas:

Para garantir uma alimentação ainda mais natural e um maior bem-estar tanto durante como após a amamentação, o sistema deve funcionar de forma gradual, uma vez que o ritmo e a intensidade da sucção variam de bebé para bebé, de alimentação para alimentação e de momento para momento. Por esta razão, a Chicco desenvolveu o biberão PERFECT 5, a revolução entre os anticólicas, que, graças ao seu inovador Intui-Flow System, se adapta imediata e continuamente ao ritmo de sucção, garantindo assim uma alimentação fluida, sem interrupções, combatendo o fenómeno das cólicas e reduzindo os episódios de regurgitação.

Escolher a posição certa

Mesmo no caso de alimentação com o biberão, a escolha do local e da posição é importante. O ambiente deve ser calmo e relaxado, e o bebé deve sentir o contacto da mãe e a sua proximidade, mesmo que não esteja a alimentar-se diretamente do peito. O momento da alimentação, de facto, representa sempre uma maravilhosa combinação de emoções, comunicação, amor e ternura, a qual não se deve abdicar. Recomenda-se envolver o bebé com o braço e assegurar que ele permaneça em posição semi-sentada, com a cabeça apoiada dentro do cotovelo e um pouco mais elevada em relação ao corpo. Além disso, é aconselhável manter o biberão sempre inclinado, de modo a que a tetina esteja sempre cheia de leite.

Como lavar e esterilizar o biberão

Higiene e limpeza são sempre fundamentais. Após cada refeição, é necessário desmontar, limpar e esterilizar cada uma das partes que compõem o biberão. Os modelos com fundo amovível facilitam a limpeza de qualquer resíduo de leite.