Amamentação e vínculo com a mãe
Um momento especial que fortalece a relação entre mãe e bebé.
Depois de esperar durante meses a chegada do bebé, a amamentação representa um momento especial para se conhecerem e para começar a estabelecer um vínculo especial entre mãe e filho, que se consolidará à medida que o tempo passar.
Amamentação: um vínculo que vai além da nutrição
Entre os benefícios da amamentação estão, sem dúvida, os estímulos sensoriais e emocionais que a mãe recebe, os quais a gratificam, satisfazem o seu sentido de maternidade e proteção e reforçam a sua realização como mulher. Por outro lado, o bebé encontra naquele longo abraço materno não só o bem-estar físico proveniente da nutrição, mas, sobretudo, a atmosfera ideal de calor e segurança onde pode crescer de forma tranquila. Vejamos quais são os estímulos envolvidos durante a amamentação e qual é o papel que desempenham no desenvolvimento do vínculo entre a mãe e o filho.
Contato pele com pele
É bem conhecida a importância do contato pele a pele, no qual o bebé é colocado nu (ou apenas com a fralda) sobre o peito da mãe. Este tipo de contato não é útil apenas no momento do nascimento, mas também durante o período seguinte. Sempre que a mãe está perto do recém-nascido, o seu corpo liberta alguns hormônios, incluindo a oxitocina, que é fundamental tanto para estimular a produção de leite materno quanto para melhorar a capacidade de cuidar do bebé (com carinhos, voz calma, linguagem doce e afetuosa).
Contato visual
Ao nascer, o recém-nascido vê o mundo em branco, preto e cinza e só consegue focar em objetos muito próximos. Essa proximidade é suficiente para que o bebé veja o rosto da mãe enquanto é amamentado. Nos primeiros dias, graças à amamentação a pedido, a mãe pode experimentar este contato íntimo várias vezes ao dia e começar, desde cedo, a fortalecer esse vínculo especial com o seu bebé.
Voz
Falar com o recém-nascido ajuda a estabelecer uma familiaridade com a voz que o bebé já estava habituado a ouvir mesmo antes do nascimento, e estabelece as bases para o desenvolvimento futuro das suas competências sociais. Não importa o assunto; o importante é fazê-lo de forma suave. Outra opção é cantar, o que é sempre uma maneira divertida de criar um vínculo com o bebé durante a amamentação.
Toque
O toque é incrivelmente importante para o bebé. Acarinhá-lo, abraçá-lo, embalá-lo e acariciá-lo, além de incentivar a libertação de oxitocina, são formas perfeitas de acalmá-lo e fazê-lo sentir-se “seguro”.
Olfato
O olfato do recém-nascido também é muito desenvolvido e desempenha um papel vital na criação do vínculo. Ao nascer, o bebé será atraído pelo cheiro do leite e do corpo da mãe. Graças ao olfato, é libertada oxitocina, que, como já mencionámos, ajuda a estabelecer o vínculo e favorece a amamentação ao peito.