Relaxar e dormir

Co-Sleeping? Sim, mas com regras

Existem muitos estudos que confirmam os benefícios de dormir com o bebé junto a si, aquilo a que se chama 'co-sleeping'. Para adotar o co-sleeping, os pais devem cumprir algumas regras para garantir noites calmas e seguras.

sempre-juntinhos-next-2-me-chicco-observatorio

São cada vez mais os pais que decidem partilhar a noite com o bebé, pelo menos nos primeiros meses de vida, deixando-o dormir no seu quarto.

Hoje em dia, os especialistas consideram esta proximidade positiva, não só para a tranquilidade dos pais mas também para o correto crescimento do bebé que vai ajustando o seu ritmo biológico ao dos pais.

Além disso, dormir com o bebé no quarto dos pais, denominada de co-sleeping, contribui para reforçar a ligação entre pais e filhos. Com alguns pequenos cuidados é possível e até aconselhável dormir junto ao bebé, partilhando momentos de intimidade, começando a conhecer-se cada vez mais, respiração após respiração, noite após noite.

Nunca na cama dos pais!

Especialmente nos primeiros meses de vida, dormir com o bebé na cama dos pais, por vezes entre os dois, é uma prática perigosa, pois pode levar ao esmagamento, queda ou sufoco acidentais, sobretudo no caso de bebés recém-nascidos.

Deste modo, recomenda-se que, em vez de o bebé dormir na cama dos pais, ponha o berço junto ou enganchado na cama dos pais: isto permite uma proximidade importante, especialmente para o aleitamento, assegurando o espaço necessário e a segurança do bebé.

Evite o fumo ou cheiros intensos

Se os pais tiverem o hábito de fumar, aconselhamos a que evitem o co-sleeping. O fumo permanece no hálito e na roupa levando a que a proximidade prolongada com o bebé possa ser nociva. Recomenda-se também que os pais evitem loções e cremes para o corpo demasiado perfumados, assim como o uso de laca para o cabelo.

Deste modo, sim, pais e bebé podem dormir juntinhos, mas em segurança e tranquilidade.

Também lhe pode interessar

Berço Next2Me Dream

Legend

€ 249,9

Chupeta Physio Soft 0-6m

Transparente

€ 5,29

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação