RECÉM-NASCIDO: COMO DEVE DORMIR

Atenções e dicas que deve ter em consideração para um sono seguro

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwee232fdb/site/13-Conselhos/Artigos/Hora de dormir/NEONATO_DORMIRE_1440X810.jpg

Proteger o sono dos mais pequenos é importante. É recomendado por todo o mundo pediátrico, que fornece uma série de orientações úteis na prevenção de risco de MSIL, mas também para evitar todas as situações que são potencialmente perigosas para o sono da criança no primeiro ano de vida. Aqui estão, então, algumas dicas para entender como e onde deixar o seu recém-nascido para dormir um sono tranquilo (e seguro)! Vamos vê-lo juntos.

Ponha o seu bebé a dormir de barriga para cima

A posição recomendada para o bebé dormir no primeiro ano de vida é a posição supina, ou seja, de barriga para cima, numa superfície plana, rígida e não inclinada. Mesmo em caso de refluxo ou frio, recomenda-se sempre a posição supina sobre uma superfície completamente horizontal. Lembre-se que para reduzir o risco de plagiocefalia associado ao uso frequente da posição supina, o tummy time é fortemente recomendado desde os primeiros dias.

Amamente-o

A amamentação, além de ser fortemente recomendada pelos muitos benefícios para a saúde da mãe e do bebé, pelo menos durante os primeiros 6 meses de vida, a amamentação também ajuda a reduzir o risco de MSIL.

Partilha de quartos e co-sleeping seguro

Partilhar um quarto com os pais tem inúmeros benefícios para a criança: reduz o risco de MSIL em cerca de 50% e ajuda-o a adquirir o ritmo de sono-vigília correto. Para os pais, por outro lado, facilita a amamentação, o cuidado e a supervisão do recém-nascido, transmite serenidade aos pais e promove o vínculo mãe-filho. Não deixe o seu bebé dormir na cama consigo: coloque o berço junto à sua cama para que o bebé possa sentir a sua proximidade e seja confortável cuidar dele. A partilha de quarto é, portanto, fortemente recomendada durante pelo menos os primeiros seis meses de vida ou até um ano, se os pais e o bebé assim o desejarem.

Lençóis e cobertores

Não utilize objetos macios como almofadas, peluches, colchas, roupa de cama, como cobertores ou lençóis, não presos ao berço. Capas de colchão acolchoadas que tornam a superfície da cama mole também devem ser evitadas, é melhor usar capas de colchão finas que estejam sempre bem esticadas e fixadas ao colchão.

Utilização da chupeta

O uso da chupeta durante o sono, tanto durante o dia como à noite, é recomendado para a redução do risco de MSIL. Tenha cuidado, lembre-se que nem todas a chupetas são iguais: opte por um formato ortodôntico, desenvolvido para manter a língua em posicionada para a frente e para cima, com o objetivo de promover o correto desenvolvimento da dentição, boca e todas as suas funções vitais.  

Leia também: Como acostumar o seu bebé a usar chupeta.

Exposição ao fumo e ao álcool

Não exponha o seu bebé ao fumo durante a gravidez ou após o nascimento. Não fume nas divisões onde o bebé dorme e vive. Não beba álcool durante a gravidez ou após o parto.

Não tape demasiado o seu bebé

Evite cobertores ou edredons volumosos, é melhor vestir o recém-nascido em camadas, não mais que uma camada em comparação com o que um adulto usaria. Não coloque o berço ou cama do bebé perto de fontes de calor. Não coloque um gorro ao seu bebé enquanto ele dorme. Por fim, lembre-se de ventilar o quarto onde o bebé dorme.

Utilização de equipamento doméstico

Por fim, lembre-se de que dispositivos no mercado, como monitores ou até monitores cardiorrespiratórios domésticos, não devem ser usados para reduzir o risco de MSIL*. Eles são uma ajuda valiosa para facilitar o cuidado do recém-nascido, mas não são válidos em termos de sono seguro.  

 

Por fim, lembre-se de vacinar o seu filho regularmente.


*Sleep-Related Infant Deaths: Update 2022 Reccomendations for Reducing Infant Deaths in the Sleep Environment, American Academy of Pediatrics.