Bem-estar e proteção

Como encontrar um novo equilíbrio físico e mental após o parto

Tornar-se mãe: o que muda para a mulher

ritrovare equilibrio

O tornar-se mãe, principalmente se acontecer pela primeira vez, traz consigo grandes mudanças físicas, emocionais e relacionais e, inequivocamente, faz "perder o equilíbrio" por um período de tempo em que a mulher, sobrecarregada pelo novo papel de mãe , corre o risco de esquecer completamente as próprias necessidades. Vejamos agora como enfrentar melhor este período, encontrando um novo equilíbrio psicofísico o mais rapidamente possível após o parto.

A primeira gravidez: como é que a nova mãe se sente

Logo nos primeiros meses após o parto, a tarefa de cuidar do bebé pode atingir a mãe como uma tempestade, consumindo todo o seu tempo, energia e atenção. O que a leva a privar-se de todas as atividades e interesses que a ajudavam a recarregar energias e a sentir-se bem consigo mesma, com o seu parceiro e com outras pessoas à sua volta. Mesmo algum tempo após o nascimento, algumas mães podem ainda ter dificuldade em ter tempo para si mesmas; ora por dificuldades, como no caso da falta de ajuda concreta com a qual contar para o cuidado da criança, ora por simplesmente não delegar e pedir ajuda. Na verdade, não é incomum que as mães se sintam "culpadas" pelo tempo que decidem dedicar-se a si próprias e, infelizmente, muitas vezes habituam-se a desistir.

 

Aprender a ser mãe e mulher 

Reservar algum tempo para fazer o que a faz sentir-se bem é essencial para a recuperação do bem-estar após a gravidez e também traz enormes benefícios para o bebé; ser mãe é um compromisso de tempo inteiro e recarregar as baterias é essencial para poder fazê-lo melhor. Com o tempo e a prática, será cada vez mais simples e automático conciliar o papel da mãe com o da mulher, mas, num primeiro momento, pode ser bastante complexo e, consequentemente, a sua vida como parte de um casal pode precisar de ser reajustada. Abrir mão do que precisa, principalmente quando se torna um hábito, pode afetar profundamente o seu bem-estar psicofísico e consequentemente a vida em família e até mesmo a da própria criança.

 

O ajuste do casal à nova realidade

A novidade de se terem tornado pais pode ser tão avassaladora que leva a que deixem de lado a identidade como "casal" para se focarem apenas em informações e detalhes relativos ao dia a dia e ao bem-estar do filho, esquecendo-se completamente, pelo menos por algum tempo ,da intimidade e cumplicidade entre os parceiros. É essencial manter sempre uma boa estrutura de comunicação que permita a ambos partilhar qualquer problema e necessidade para que possam ser compreendidos e resolvidos com ajuda mútua. A maternidade é uma experiência enriquecedora, uma grande oportunidade de crescimento e oferece novas perspectivas que permitem às mulheres redescobrir e reconstruir um novo e melhorado equilíbrio psicofísico. A expressão “Uma mãe e…” deve lembrar-nos que o sacrifício não se deve tornar num hábito, pelo contrário,  deve rencontrar-se, reconhecer-se e continuar a existir como mulher e profissional mesmo durante a maravilhosa e avassaladora experiência da maternidade.

 

Sobre o mesmo assunto

TEMPO DE ENTREGA
Entrega em 3 dias úteis e em 40% dos casos em 1 dia!
SATISFEITO OU REEMBOLSO
Portes grátis a partir de 30€. Se não estiver satisfeito, é realmente fácil fazer a devolução.
RECOMENDADO
95% dos clientes recomendariam comprar na Loja Online.