Exercício Pós-Parto

Indicações e planeamento do exercício físico pós-parto

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwc5ee5ce7/site/13-Conselhos/Artigos/Bem-estar e protecao/exercicio-fisico-apos-parto/POST_PARTO (2).jpg

Já teve o seu bebé e está ansiosa para retomar o exercício físico? Neste artigo vai encontrar algumas informações e conselhos úteis sobre como fazer exercício nesta fase, com dicas práticas de exercícios pós-parto e com um treino semanal adequado ao seu nível de condição física.

Quando deve começar a fazer exercício após o parto?

A sua primeira pergunta deverá ser qual o momento indicado para retomar a atividade física após o parto. O seu retorno à atividade física deve ser precedido por uma consulta médica de forma a avaliar o seu nível de aptidão física e familiaridade com os exercícios realizados, com especial atenção ao tipo de parto que teve e às mudanças fisiológicas decorrentes da gravidez. Mas, de um modo geral, é aconselhado que as mulheres retomem o exercício físico gradualmente.

Conselhos para realizar atividades físicas após a gravidez

Muitas das indicações sobre exercícios durante a gravidez permanecem válidas durante o período pós-parto. Isso inclui não treinar ao ponto de ficar sem fôlego ou exaustão e consultar um médico especialista ou treinador desportivo para ajudá-la a retomar os treinos de forma consistente e de acordo com o seu nível de condição física e familiaridade com os exercícios propostos. Outra importante questão a ter em conta durante este período é a nova carga psicológica inerente às tarefas e responsabilidades com as quais a mãe tem agora de lidar, que também podem afetar o seu bem-estar geral. Outros aspetos como a alteração no estilo de vida e rotinas diárias, mudanças hormonais e as alterações nos padrões de sono, devem também ser considerados.

Vejamos alguns conselhos práticos e gerais para uma correta abordagem ao desporto após o parto:

  • Use calçado confortável que forneça suporte para o tornozelo e planta do pé.
  • Faça pausas frequentes e beba muitos líquidos
  • Evite fazer exercícios em clima extremamente quente
  • Evite solo rochoso ou terreno instável ao correr ou andar de bicicleta; as suas articulações são menos estáveis durante a gravidez
  • Inclua relaxamento e alongamento antes e depois da sua rotina de exercícios
  • Mantenha uma dieta saudável com muitas frutas, vegetais e hidratos de carbono complexos.