Tummy Time. Exercícios para Recém Nascidos

O que é, quando começar e que exercícios fazer

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwfd39abda/site/13-Conselhos/Artigos/Desenvolvimento/TUMMY_TIME_1440X810px.jpg

O que é o Tummy Time

Em inglês, Tummy significa “barriga” e, portanto, a expressão Tummy Time pode ser traduzida como “tempo de barriga” e é, na verdade, o tempo que o bebé passa de barriga para baixo, mesmo que ele não tenda a fazê-lo espontaneamente. Mas os recém-nascidos não devem deitar-se sempre de barriga para cima? Sim, é verdade que esta recomendação, tão importante para uma noite segura, continua válida, mas já desde o primeiro momento após o nascimento é importante colocar o bebé de barriga para baixo, claramente sempre sob supervisão e apenas quando o bebé quiser. 

A importância do Tummy Time

Atualmente, os bebés passam muito tempo de barriga para cima tanto quando são colocados em suportes como carrinhos de bebé, como quando dormem por causa das recomendações para um sono seguro que indicam a posição supina como a mais segura até pelo menos um ano de vida (link do artigo). A posição supina é importante e deve ser mantida, mas quando a criança está acordada e que interagir, é bom, sempre sob supervisão, colocá-la de barriga para baixo por alguns períodos. O tummy time é um momento de brincadeira, mas também de “ginástica” em que o recém-nascido realiza movimentos e exercícios que promovem o desenvolvimento motor da criança. Aqui estão alguns benefícios do tummy time:  


Desenvolvimento dos músculos do pescoço, costas e cabeça, mas também dos braços e abdominais; 

Um melhor controlo da cabeça ajuda os bebés a rebolar e a gatinhar; 

Ajuda a reduzir o risco de plagiocefalia em recém-nascidos (link do artigo) 

Apoia o desenvolvimento sensorial, pois permite que o bebé veja o mundo de uma perspetiva diferente e explore com o toque. 

Quando começar

Não é necessário esperar para começar com o tempo de barriga, mas pode ser proposto a partir dos primeiros períodos após a chagada a casa: na barriga da mãe ou do pai primeiro no trocador ou num tapete de jogo, em seguida, o recém-nascido pode ser colocado de barriga para baixo durante curtos períodos, um a dois minutos algumas vezes ao dia, e depois aumentar gradualmente até atingir 15-30 minutos por dia às sete semanas de idade. Se inicialmente o bebé não gostar de brincar na posição de barriga para baixo, a mãe pode começar a colocá-lo de barriga para baixo e estimulá-lo com a voz: o desejo de ver a mãe vai fazer com que o bebé levante a cabeça. É importante fazer tummy time enquanto o bebé está acordado e tem vontade de interagir, não está cansado, com fome ou quando alguma coisa o incomoda.  

Como estimular o recém-nascido

A primeira fase do tummy time geralmente é realizada de barriga para barriga com a mãe através de estímulos sonoros, a própria voz da mãe, atrai a atenção do bebé e faz com que este se queira mover e direcionar a cabeça em direção à fonte sonora. Em seguida, o bebé será colocado num tapete de jogo e poderá ser usado um espelho (cerca de três meses) para que o bebé possa observar-se e propor objetos á sua volta que, se movidos, o bebé os seguirá com os olhos. Os objetos colocados a curta distância favorecerão então o seu desejo de conhecimento e exploração: para os agarrar, a criança fará de tudo, movendo-se cada vez mais todos os dias!

Tummy time: quando fazer

É importante facilitar esta posição, que inicialmente pode ser desconfortável para o recém-nascido, para escolher o momento certo: o ideal é fazer tummy time quando o bebé não estiver cansado ou com fome. Também é melhor esperar pelo menos meia hora após a alimentação para evitar regurgitação ou desconforto. Lembre-se que a criança deve estar sempre sob supervisão e que nunca deve ser deixada sozinha: no caso de o progenitor precisar de se ausentar mesmo que por um curto período, traga sempre a criança de volta á posição de barriga para cima e não a deixe sozinha numa superfície alta ou perigosa.  


Por fim, lembre-se que o tummy time não deve ser feito como mais uma tarefa entre amamentações, refeições e mudanças, mas como um momento para estar junto e para ajudar o seu bebé a crescer: proponha uma atividade que possa ser agradável para si e para o seu bebé, como brincar, falar, ler um livro, ouvir música.