Teste de gravidez: como e quando realizá-lo?

Como funciona o teste de gravidez e após quanto tempo deve ser feito?

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw5731c56a/site/13-Conselhos/Artigos/Gravidez/QUANDO_FARE_TEST.jpg

Pensa que está grávida e quer saber após quantos dias pode fazer o teste de gravidez? É melhor fazê-lo à noite ou de manhã? Quer saber como se faz e quais tipos de teste existem? As perguntas e dúvidas sobre a utilização deste exame são muitas. Vamos descobrir juntos as respostas.

O que é e como funciona o teste de gravidez

O teste de gravidez é uma ferramenta que permite saber se está à espera de um bebé. É um exame baseado na dosagem da gonadotrofina coriónica (beta HCG), um hormônio produzido pelas células pré-embrionárias que darão origem à placenta, sendo detetável apenas após a implantação do óvulo fecundado no útero, cerca de uma semana após a conceção. Este hormônio estimula o corpo lúteo a produzir progesterona, fundamental para a fixação do óvulo e o progresso da gravidez. O hormônio está presente no sangue e, apenas posteriormente, é também detetável na urina. O teste de gravidez mede precisamente os níveis de beta HCG, que aumentam progressivamente durante o primeiro trimestre.

Como mencionado, existem, portanto, dois tipos de testes de gravidez:

  • Teste de urina, que pode ser realizado de forma autónoma através de um stick adquirido na farmácia, capaz de fornecer um resultado em poucos minutos.
  • Teste de sangue, que é realizado por meio de uma análise sanguínea. Este último tipo de teste é certamente mais complexo do que o de urina, mas, por outro lado, tem uma maior sensibilidade, especialmente quando feito em laboratório. O exame de sangue pode ser qualitativo ou quantitativo: o teste qualitativo determina se a mulher está grávida, enquanto o teste quantitativo não só confirma a presença da gravidez, mas também permite estabelecer em que semana de gestação a mulher se encontra com base na quantidade de beta HCG detetada. Para realizar a análise de sangue para a pesquisa do hormônio beta HCG, é necessária a prescrição do médico.


Após quanto tempo deve ser feito o teste de gravidez

Depois de quantos dias se pode fazer o teste de gravidez? Se uma mulher tiver ciclos regulares, não necessariamente de 28 dias, mas sempre com a mesma duração, o teste de gravidez pode ser realizado e considerado fiável a partir do primeiro dia de atraso. Isto porque terão passado cerca de 14-15 dias desde a possível conceção, mas é importante ter em mente que o teste só pode ser considerado definitivo após 19 dias desde a última relação sexual desprotegida.

Para entender por que é necessário esperar este período de tempo para considerar um teste de gravidez definitivo, devemos fazer um raciocínio sobre o ciclo menstrual a partir do dia da conceção: a partir desse momento, são necessários entre 6 a 10 dias para que o óvulo fecundado se implante no útero e inicie assim a produção da hormona beta HCG. Esta hormona requer, por sua vez, 2-3 dias para atingir níveis detetáveis na urina. Assim, chegamos a um período de 12-13 dias, aos quais se acrescentam 5-6 dias no caso de relações sexuais antes da ovulação, período que indica o tempo máximo de sobrevivência dos espermatozoides no corpo da mulher, atingindo assim um total de 19 dias. No entanto, é sempre possível realizar o teste novamente alguns dias depois para maior segurança.

É melhor fazer o teste de gravidez de manhã ou à noite? Os testes atualmente disponíveis no mercado têm uma sensibilidade muito elevada e podem ser realizados em qualquer momento do dia. Contudo, é preferível fazer o teste de manhã, ao acordar e em jejum, pois a primeira urina do dia contém uma maior concentração de hormonas e o resultado pode ser mais fiável.

Para além do atraso menstrual, existem outros sintomas que podem indicar uma gravidez, como, por exemplo, uma fadiga excessiva e a necessidade de urinar com mais frequência.

Como se faz o teste de gravidez

Os testes de gravidez de urina, disponíveis em farmácias, são geralmente sticks compostos por uma tira reativa que deve ser mantida alguns segundos sob o fluxo de urina. Antes de realizar o teste, é importante ler atentamente as instruções contidas na embalagem e verificar a data de validade do teste.

Para realizar o teste, é necessário seguir alguns passos fundamentais, comuns a todos os testes disponíveis no mercado:

  1. Retirar o stick do teste de gravidez da embalagem e remover a tampa.
  2. Colocar o stick sob o fluxo de urina durante alguns segundos ou, em alternativa, mergulhar o stick num recipiente onde recolheu uma amostra de urina.
  3. Voltar a colocar a tampa e pousar o stick numa superfície plana.
  4. Aguardar alguns minutos para a reação química, conforme indicado nas instruções do teste utilizado.
  5. Ler o resultado na área de controlo.

Como se lê um teste de gravidez? O teste pode apresentar diferentes resultados:

  • Teste de gravidez positivo: Se estiver a usar um teste de gravidez digital, aparecerá a mensagem "está grávida". Se estiver a usar um teste de gravidez analógico, serão visíveis duas linhas lado a lado, um “+” ou outro símbolo, conforme ilustrado na bula incluída na embalagem. Em caso de resultado positivo, é possível calcular a semana de gravidez.
  • Teste de gravidez negativo: Com o teste de gravidez digital, aparecerá a mensagem "não está grávida". Com um teste analógico, aparecerá apenas uma linha. Se o teste foi realizado antes dos 19 dias desde a última relação sexual desprotegida ou se a mulher tem ciclos muito irregulares, é aconselhável esperar alguns dias ou uma semana antes de repetir o teste. Em caso de dúvidas adicionais e na ausência da menstruação, recomenda-se consultar o ginecologista.
  • Teste de gravidez com linha clara ou muito clara: Pode acontecer que a cor da segunda linha, a que atesta a gravidez, seja muito clara. Para considerar um teste positivo, as duas linhas devem ter a mesma intensidade. Neste caso, é aconselhável repetir o teste alguns dias depois e considerar a realização de um exame de sangue. Se o resultado for negativo, mas a menstruação não ocorrer, é recomendável consultar o seu médico.

Falsos positivos e falsos negativos: quando o teste de gravidez não é válido?

Se as indicações forem seguidas corretamente, o teste de gravidez de urina é fiável, com uma percentagem de precisão entre 95% e 99%. Como mencionado anteriormente, o exame de sangue é mais fiável e tem um erro praticamente inexistente, sendo a única desvantagem o tempo de espera para obter os resultados.

No entanto, existem algumas situações em que o teste de gravidez pode não ser confiável. Pode ocorrer que o teste apresente um falso positivo, ou seja, que o resultado seja positivo sem que haja uma gravidez em curso. Isto pode acontecer nos seguintes casos:

  • Teste fora do prazo de validade.
  • Infeções nas vias urinárias.
  • Quistos ovarianos.
  • Consumo de medicamentos contendo gonadotrofina coriónica.
  • Tumores que secretores de HCG.
  • Perda precoce da gravidez.

Por outro lado, também pode acontecer que um teste apresente um falso negativo. Isto pode ocorrer nos seguintes casos:

  • Teste realizado demasiado cedo.
  • Teste fora do prazo de validade.
  • Erros no procedimento do teste.
  • Recipiente de urina não esterilizado.
  • Gravidez extrauterina.
  • Urina diluída, por exemplo, quando se bebeu muita água antes do teste. Por isso, recomenda-se a utilização da primeira urina da manhã.

Finalmente, pode também ocorrer o caso de um teste inválido. Como reconhecê-lo? Se, ao fim de alguns minutos, não aparecer nenhuma linha na janela de controlo. Nesses casos, é aconselhável adquirir um novo teste e realizá-lo novamente.