O jogo dos sentidos: visão, tato e audição

Jogos para fazer com o bebé que ele irá adorar.

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw82a7ed1f/site/13-Conselhos/Artigos/Desenvolvimento/gioco come sviluppo dei sensi.jpg

Jogo e desenvolvimento nos recém-nascidos

Tal como a alimentação e o sono, brincar é indispensável para ser criança e constitui a sua principal atividade para o desenvolvimento e a aprendizagem. A importância de brincar para o desenvolvimento da criança é fundamental. Ao brincar, o bebé explora os ambientes, testa as suas capacidades e aprende a função dos objetos. A brincadeira é também a principal oportunidade para construir a sua própria personalidade.

Descobrir para aprender

Em primeiro lugar, a criança diverte-se utilizando o próprio corpo. Aprende através do toque, da visão, da audição e do paladar. Com os sentidos, a criança explora o mundo à sua volta. A sua primeira ferramenta de aprendizagem é a boca. A criança experimenta o objeto para o conhecer e depois o reconhecer. Em seguida, toca-o com as mãos, identifica os contrastes como quente ou frio, duro ou macio, deixa-o cair repetidamente, lança-o e apanha-o de novo. A criança observa os movimentos dos objetos, segue as suas trajetórias e escuta os sons dos brinquedos que se movem e que caem. Dessas trajetórias e sons podem surgir histórias e novas aventuras.

Como brincar com os recém-nascidos

Observar com que parte do corpo o bebé brinca e perceber o que o faz sentir-se bem, relaxado e divertido é um dos primeiros passos para aprender a compreendê-lo e dialogar com ele. Muitas atividades para crianças podem ser inventadas no dia a dia, utilizando objetos de uso comum e aproveitando a nossa e a sua criatividade.


  • AUDIÇÃO: a partir dos 3 meses - "Guizos"

Podemos decorar as meias ou os tornoz elos do bebé com guizos. Cada movimento dele produzirá um som. Isso incentivará o bebé a movi mentar-se cada vez mais.

  • TATO: a partir dos 24 meses - "Usamos as mãos!"

Aplicamos um pouco de tinta atóxica nas mãos da criança e deixamos que ela as pressione num papel. As impressões das suas mãos serão belos desenhos. Não precisamos esperar que a tinta seque, pois o bebé pode divertir-se a misturar as cores com as mãos e criar manchas em tons de arco-íris.

  • VISÃO: a partir dos 3 anos - "Um dia muito colorido!"

Propomos à criança escolher uma cor para o dia. Se, por exemplo, escolher o amarelo, vestirá uma camisola amarela, desenhará um sol e leremos para ela a história "Pequeno Amarelo e Pequeno Azul".