Padel Set

Com o Padel Set da Chicco o exercício nunca foi tão divertido

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwb8fec31c/site/13-Conselhos/Artigos/Brinquedos/padel-set-estrelas.png

Áreas de desenvolvimento


Desenvolvimento motor

O Padel Set é um brinquedo que envolve a prática desportiva, logo constitui um estímulo para o desenvolvimento motor da criança, tanto ao nível da motricidade fina (para pegar na raquete), como da motricidade grossa (pelo movimento das pernas e dos braços). Na prática deste desporto com raquete está também implicada a coordenação olho-mão, assim como a coordenação de todo o corpo de forma a acompanhar a bola e a movimentar-se adequadamente para corresponder à trajetória da bola.


Neste jogo a criança vai aperfeiçoar a sua percepção visual e a sua consciência espacial, tendo em conta que usa uma raquete e que ocupa mais espaço quando se movimenta, e para além disso ainda pode ter uma rede e a bola que passa através da mesma.



Desenvolvimento social

A partilha das experiências de diversão promove o estabelecimento de relações com os pares.


A socialização é um dos maiores benefícios para o desenvolvimento das crianças enquanto praticam desporto. Com o Padel Set da Chicco a criança pode divertir-se com um amigo e assim desenvolver competências sociais, como esperar pela sua vez, a partilha e a cooperação.


É um brinquedo que facilmente junta a família toda, que coloca grandes e pequenos a brincar juntos e fortalece o seu laço afetivo.



Desenvolvimento cognitivo

Neste jogo, também a atenção e a concentração são chamadas a entrar em campo e serão boas aliadas para a criança ser bem sucedida.

As bolas são lançadas através do tubo de forma automática e regular, pelo que será possível à criança, estando atenta, prever o momento em que a bola será lançada. Esta previsibilidade também faz com que a criança se sinta mais confiante e segura para ser bem sucedida, e manter-se motivada para tentar fazer melhor.


Na prática de uma atividade desportiva, todo o corpo está envolvido. O cérebro comanda os movimentos e vai integrando mais informação sobre novos movimentos que a criança vai aprendendo, assim como novas palavras que surgem associadas a esse desporto. Neste caso particular, a criança vai aprender palavras como raquete, padel ténis, acertar, encestar, lançar... que vão enriquecer o seu vocabulário.


Análise psicológica

As crianças entre os três e os cinco anos estão aptas para estabelecer relações lógicas entre as ideias e a compreender o "porquê" das coisas. Esta compreensão é sinal de que a criança consegue usar a imaginação (e por isso criar imagens mentais de objectos e espaços não presentes), usar o pensamento lógico (estabelecer uma sequência lógica entre ideias que se cruzem no espaço e no tempo) e a capacidade para cooperar quando participa em actividades desportivas (colaborar para um objectivo comum).


Nesta faixa etária a criança inicia um novo ciclo na socialização, descentrando-se de si própria e interessando-se mais pela interacção com os outros. As suas brincadeiras vão se tornando mais complexas e envolvem a partilha do espaço, dos objectos e o diálogo está presente.  


O contacto com a realidade oferece à criança muitas oportunidades para se desenvolver. A prática do desporto é um meio por excelência para a criança aprender mais sobre si, os outros e o mundo. 


A criança está preparada para entrar em campo e mostrar aquilo de que é capaz. Ela vai, certamente, dar o seu melhor. Vai visualizar, na sua cabeça, os movimentos antes de os fazer e o seu corpo vai esforçar-se para revelar todo o seu potencial. A criança vai esforçar-se por cumprir com as regras do jogo, tentando recordá-las ao mesmo tempo que o seu corpo se movimenta entusiasticamente. 


A criança quer ser capaz de fazer tudo isso. Mas nem sempre consegue…


E é normal que assim seja. A criança está a conhecer-se a si mesma e aos outros. A criança vai aprender mais sobre si, sobre o seu corpo, como se movimenta, como se deve posicionar para concretizar determinado movimento (acertar com a raquete na bola, por exemplo), e no meio dessa brincadeira estará a aprender sobre os seus limites, sobre frustrações e como as superar. 


A criança vai descobrir aquilo que consegue fazer e o que ainda não consegue fazer.


Como é vai conseguir segurar na raquete para bater a bola?


Como é que vai fazê-lo uma e outra vez até conseguir?


Como é que vai sentir a frustração e transformá-la em confiança para continuar a tentar?

Com a ajuda dos pais, família, professores e amigos!


Assim, é possível descobrir como se consegue ir mais além. 

Sabia que...

O conhecimento das regras como fundamentais para a concretização dos jogos em segurança, ensina às crianças a noção de respeito e cuidado para com o mesmo e o com os outros?


Ao praticar um desporto coletivo, a criança aprende a cooperar, entendendo que cada jogador é valioso e todos juntos contribuem para um objetivo comum?

Dicas de brincadeiras


3 anos+

"Olha o balão"

Use um balão em vez da bola pequena para começar a experimentar a raquete e treinar o acertar na bola, que neste caso é um balão, o que vai permitir à criança ver a trajetória do balão com calma e preparar-se para bater com a raquete no momento certo.


"O Polícia sinaleiro"

Brinquem ao faz-de-conta.


Use a raquete cor-de-laranja como se fosse um sinal de stop e a raquete azul para fazer circular o trânsito.


E juntem ainda uns cones de trânsito. Coloque a bola em cima do cone e depois experimente bater a bola com a raquete. Assim começam por treinar agarrar na raquete e bater na bola.


4 anos+

"Basket Padel"

Em casa podem usar um cesto ou caixa para encestar a bola, com a ajuda da raquete.


Espere que a bola seja lançada pelo "lança-bolas" e bata com a raquete fazendo pontaria para o cesto.


"Cai ou não cai?"

Leve a bola em cima da raquete, sem a deixar cair ao chão, de um ponto ao outro. Caso caia ao chão é só agarrar na bola e continuar o caminho.


5 anos+

"Tica-tac Padel"

Com uma fita-cola colorida, desenhe vários X no chão, de forma a ficarem dispostos em circulo, parecendo um relógio. Escolha um X para ficar em cima e tente apanhar a bola com a raquete e vá avançando para o X seguinte, como o ponteiro do relógio, à medida que vai conseguindo bater na bola.


"Quantos toques?"

Este jogo é muito simples e bem conhecido por todos. Só têm que contar quantos toques seguidos conseguem dar com a raquete.

Pode ser um jogo individua ou a pares.