Brincar é mais do que brincadeira
Como A Mesa Art & Craft, brincar é aprendizagem constante.
A mesa art & craft é muito completa e oferece várias oportunidades de brincadeira à criança, estimulando a sua motricidade e a sua criatividade. A mesa pode ser montada com diferentes configurações e dispõe de objetos com diferentes tamanhos, formas e cores, despertando na criança a sua curiosidade inata, levando-a a explorar livre e criativamente. Tem ainda a mais valia de ser um brinquedo bilingue, pelo que a criança aprenderá mais sobre uma nova língua, contribuindo assim para o seu desenvolvimento cognitivo.
O adulto ao observar a criança ficará espantado pela forma divertida e surpreendente como a criança usa os materiais e como integra outros objetos do meio envolvente nesta mesa de multiatividades bilingue
Áreas de desenvolvimento do brinquedo no bebé/criança
Como dizia antes, esta mesa é muito mais para além de uma mesa de multiatividades.
São várias mesas numa só. Ora vejam só:
Uma mesa de laboratório
Esta mesa apresenta-se como uma mesa de laboratório para a criança.
É natural o espanto de um adulto perante uma criança a partir dos 16 meses que se comporte como um cientista! Adora experimentar antes de tirar as suas conclusões e experimenta as suas teorias vezes sem conta. É assim que ela aprende. Repete as mesmas acções vezes sem conta.
A criança aprende a resolver os problemas de forma eficaz, experimentando ativamente com as próprias mãos e o adulto pode perguntar-lhe, por exemplo, “Como é que rodas esta peça?”, “Como é que encaixas esta peça?”.
Nesta experiência foca-se a estimulação do planeamento, organização e iniciativa. Verá que o seu cérebro está cada vez mais rápido! Gosta de agrupar objectos e de os fazer corresponder com imagens.
Como é o caso do encaixe das cavilhas coloridas nos cartões ilustrados e cores correspondentes.
Uma mesa de carpinteiro
Esta analogia com a mesa de carpinteiro vai ao encontro dos estímulos para a motricidade fina. A criança usa muito as suas mãos, os seus pequenos dedos para explorar a mesa, seja nos orifícios dos cartões ilustrados, seja para encaixar as cavilhas nesses mesmos orifícios, para pegar na baqueta e tocar no mini tambor, para rodar as engrenagens ou deslizar as argolas no ábaco.
E tal como o carpinteiro dá nova vida aos materiais, também a criança faz as suas próprias criações com os materiais disponíveis. Como por exemplo, poderá observar a criança a empilhar as várias cavilhas, construindo uma torre, ou talvez seja um lápis?! Estas brincadeiras são para além de um estímulo para a motricidade, um trampolim para o desenvolvimento da criatividade e da linguagem.
Uma mesa de DJ
A propósito de desenvolvimento de linguagem, destacaria também a vertente musical deste brinquedo, uma vez que a música é um meio por excelência para o desenvolvimento da linguagem na criança.
Com o auxílio do pincel, a criança ouve os nomes das formas e das cores, e melodias divertidas com rimas, o que facilita a aprendizagem das palavras.
Análise psicológica
Começo por traçar uma linha do tempo entre os 12 meses e os 4 anos sobre a capacidade de motricidade fina da criança na brincadeira de construção, neste brinquedo em particular usando as cavilhas e as engrenagens.
Pelos 12 meses gosta de transportar uma única peça, passados 6 meses empilha as peças em cima da cabeça e já com 2 anos tenta balançar quando empilha objectos e nomeia algumas cores. Por voltas dos 30 meses dirige a sua atenção para os pares quando realiza construções, convida outros a fazer construções e consegue empilhar objectos à vez (ora ela, ora outra criança). Poderá observar estas acções de brincadeira partilhada, quando mais que uma criança partilha a mesa, nomeadamente no painel duplo com os cartões ilustrados, onde duas crianças podem estar frente a frente a brincar.
Destaco na aproximação aos 3 anos, a crescente autonomia da criança, conseguindo pôr sumo de laranja no seu copo, vestir-se com uma pequena ajuda, dando a impressão de que já faz tudo sozinha. Os companheiros de brincadeira assumem um papel especial para a criança na sua auto-percepção e de como ela se deve comportar. Vê-se, assim, a dar os primeiros passos na cooperação e na partilha de actividades e de ideias, conseguindo também criar novas brincadeiras com os seus pares.
Estas são conquistas notórias no desenvolvimento social da criança.
Entre os 3 e os 4 anos a criança já constrói estruturas mais elaboradas e com utilidade, podendo usar as engrenagens do brinquedo para imaginar as rodas de um carro, por exemplo.
Nesta idade a criança convida os pares para o jogo do faz-de-conta, utiliza efeitos sonoros e expande mais o seu pensamento simbólico e lógico também.
Sabia que...
A criança entre os 6 e os 16 meses quando se abana ao som de uma música, ela está a expressar aquilo que sabe acerca da música. É fantástico como os bebés respondem às características da música, como o andamento. Podemos esperar que uma criança nesta faixa etária se abane mais devagar ou mais depressa, consoante o andamento lento ou rápido da música, pois também são capazes de reconhecer os contrastes.
As atividades de “faz de conta” são das preferidas das crianças com 2 anos, e também funcionam como ensaios para as suas futuras interações sociais?
Entre os 3 e os 5 anos, a capacidade para categorizar e agrupar ajuda a criança a compreender as semelhanças e as diferenças entre objetos assim como entre as pessoas, o que faz desta uma óptima fase para aprenderem a respeitar as diferenças, a valorizar cada um como único, assim como a aprender a relacionarem-se uns com os outros.
Dicas de brincadeiras
12 meses+
Brinquem com a natureza
As crianças adoram explorar o exterior e podem juntar a mesa art & craft à vossa exploração. Façam um passeio por um jardim e tragam coisas que gostem e que encontrem por lá. Podem ser pequenas folhas, flores, penas, e tudo que gostarem que seja seguro e fácil de segurar.
Deixar a criança escolher os seus próprios objetos (uma flor encarnada em vez de uma amarela, por exemplo) e de os utilizar, ajuda-a a identificar e expressar as suas preferências. Falar com ela sobre a natureza enquanto explora o exterior, encoraja-a a observar e descrever o mundo.
Podem usar os pequenos paus para fazer enfiamentos com as cavilhas ou também para decorar os cartões ilustrados de maneira criativa, colocando flores e folhas nos orifícios dos cartões.
24 meses+
Descubram os sons misteriosos e as imagens surpresa!
Coloque um relógio escondido na sala (pode ser em cima ou atrás de um móvel ou até debaixo de uma mesa) e programe o despertador. Prepare a criança para o momento de exploração e descoberta! “Vamos descobrir o que está escondido! De onde vem o som?” Questione o seu detetive nesta brincadeira de escondidas sonora. Podem descobrir as imagens escondidas (os cartões ilustrados da borboleta, sapo, carro e robot) ou as formas geométricas, cavilhas e rodas dentadas.
Pode associar sons dos animais e movimentos, estimulando a memória!
A criança nesta idade adora jogos de adivinhas e estes ajudam a desenvolver as capacidades auditivas. Localizar um objeto ao ouvir o som ensina a criança a encontrar uma resposta pelo processo de eliminação e isso reforça a noção de que o pensamento de adivinhar faz parte do processo de aprendizagem.
3 anos+
Descubram os animais do vosso lago!
As crianças desta idade têm gosto em explicar o que mais gostam, o que os caracteriza e porque fazem de determinada maneira. Façam da vossa casa um verdadeiro lago, com nenúfares, sapos a saltar e borboletas a voar. Enquanto exploram os cartões ilustrados da borboleta e sapo, divirtam-se a treinar os saltos de sapos e abanar os braços como asas de borboleta.
Carolina Almeida Canto
Psicóloga