My Wood Friends

Com a My Wood Friends brincar é imaginar, criar e crescer

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw35bb199c/site/01-Homepage/main-banner/NL_My_wood_friends_2.png

Áreas de desenvolvimento do brinquedo


Desenvolvimento sensorial

Nesta área destacam-se o desenvolvimento do tato e da visão.


A criança vai experimentar a sensação tátil da brincadeira com um elemento natural, a madeira, cuja sensação tátil genuína está muito bem presente nas laterais das peças onde se podem mesmo observar as várias camadas naturais da madeira. Tanto os cenários de brincadeira - "playsets" - como os animais têm superfícies mais lisas suaves ao toque, nomeadamente nas zonas pintadas, e outras com relevo e pequenas reentrâncias, como as escadas na casa das raposas.


As cores quentes e atraentes das peças favorecem a brincadeira e pela paleta de tons variados a criança reconhece uma gama de cores mais ampla.


Esta combinação do elemento natural da madeira e das cores quentes proporciona uma experiência da brincadeira positiva e calma para a criança.


Desenvolvimento motor

Este brinquedo, composto pelos "playsets" e pelas personagens, propicia o desenvolvimento da motricidade fina, seja pelas brincadeiras de encaixe, seja pela simples exploração dos elementos móveis nos "playsets". As peças são de pequenas dimensões e formas arredondadas, adequadas às pequenas mãos das crianças, e são leves e robustas, fáceis de serem manipuladas e resistentes às muitas brincadeiras que podem ser feitas.


Há também, peças de puzzle, que vêm junto com as personagens da coleção famílias de animais, e são combináveis entre si, formando um caminho ao juntar-se a várias peças de puzzle. Essas peças podem ainda ser combinadas com os "playsets", amplificando assim o leque de brincadeiras.


"A casa das raposas" está cheia de oportunidades de exploração pelas pequenas mãos das crianças. Essas mãozinhas curiosas vão querer rodar, girar, procurar, levantar, baixar, abrir, fechar, pôr e tirar (e tantas mais outras ações mecânicas e repetitivas que poderíamos enumerar) veze sem conta e sem se cansarem, afinando assim as suas habilidades manuais.


A "toca dos coelhos" tem espaços de encaixe indiferenciado onde a criança pode colocar peças diversas e outros espaços distintos com contorno específico, como é o caso da cenoura e do rabanete, oque favorece a coordenação olho-mão.


Ainda ao nível motor, destaco na "toca dos coelhos" a possibilidade de rodar o cenário e posicionar o brinqueso de forma a trabalhar o equilíbrio. A criança pode plantar as cenouras e os rabanetes na base mais larga do brinquedo ficando este apoiado na parte arredondada do mesmo, como se fosse um balancé. Quando a criança pega na toca e a coloca nas diferentes posições desejáveis, desenvolve a força nos dedos, mãos e braços e fortalece a sua coordenação motora.


Desenvolvimento cognitivo

Nas brincadeiras de encaixe, está presente o reconhecimento e correspondência das formas e a memorização dos espaços respetivos. Quando a criança escolhe colocar uma peça em vez de outra, ou pela tentativa-erro descobre qual a peça certa, o cérebro da criança está a combinar diferentes fontes de informação e assim a expandir a sua rede neuronal. Ao manipular a toca dos coelhos, podendo dar-lhe diferentes configurações, assim como com as peças de puzzle que pode formar diferentes caminhos, a criança está a desenvolver a sua capacidade de visualização espacial.


Neste brinquedo também está muito presente a brincadeira faz-de-conta e por isso, o pensamento simbólico da criança se desenvolve, e logo o pensamento lógico, pelo encadeamento de ideias que surgem nas histórias que a criança constrói mentalmente e vai expressando, com mais ou menos palavras ao longo do crescimento. Assim, este brinquedo vai fomentar o desenvolvimento da linguagem e alargamento do vocabulário da criança, à medida que vai imaginando histórias com as personagens (diferentes animais - ursos, raposas coelhos...) e com os diferentes cenários - a toca, a casa...

Com ajuda do adulto a criança vai ouvindo palavras novas e integrando no seu vocabulário.


Podemos ainda falar de noções básicas de matemática, como a quantidade, mais e menos, que podem ser exploradas na brincadeira com as personagens nos playsets.


Desenvolvimento emocional e social

As expressões faciais das personagens evocam simpatia e ternura, desertando emoções positivas nas crianças. Algumas personagens representam vivências quotidianas (por exeplo, urso a dormir), despertando o interesse da criança em brincar ao faz de conta e através da brincadeira poder representar momentos do seu próprio dia, sendo ocasião para a criança expressar as suas emoções e ajudar a regulá-las.


Os playsets e as suas personagens podem ser palco para as interações sociais que a criança estabelece na realidae. Brincar ao faz de conta, nomeadamente com estas famílias de animais, pode ajudar a criança a integrar formas de socializar com os outros, os que são da sua família e os que não são.

Análise psicológica


Sendo o elemento da madeia o protagonista deste brinquedo, realço a sua característica temperatura que induz o relaxamento e a calma. A madeira transmite uma sensação de bem-estar e favorece a concentração.

A criança pode estar a brincar em casa e é como se estivesse a brincar na natureza. Pode até remeter a criança para um espaço imaginário de uma floresta, recordando vivências suas com a sua família num espaço ao ar livre (num passeio ao parque ou à praia, por exemplo), lembrando as sensações táteis e cheiros da natureza já sentidos. Desta forma, a brincadeira torna-se ainda mais rica, mais integrativa e por isso potenciadora de um desenvolvimento integral harmonioso, ou seja, a todos os níveis e equilibrado.


Em momentos de brincadeira a criança vai partilhando em voz alta os seus pensamentos e sentimentos, sendo também o estímulo para o desenvolvimento da linguagem na brincadeira conjunta com os adultos que podem ir fazendo perguntas, comentários e levando a brincadeira mais além, mas asas da imaginação.


O adulto assume na brincadeira o papel de espectador que pode intervir sem interferir. Ou seja, o adulto observa e aprende com a criança. Vai vendo e ouvindo a criança e pode reforçar essa mesma informação enfatizando detalhes - "Olha, já reparaste..." ou "Estou a ver...".

A presença do adulto ajuda a criança a sentir-se segura e com quem pode partilhar momentos felizes a brincar. Este é um meio por excelência para se conhecerem cada vez melhor e reforçarem o laço afetivo.


A respeito da variedade de personagens - várias famílias de animais - este brinquedo também favorece a consciência da diversidade na sociedade. No sentido, em que somos todos diferentes e que habitamos um espaço comum onde é possível viver em conjunto com respeito e tolerância.

Pelo facto de estas personagens poderem ser colecionáveis e combináveis nos diferentes cenários a criança pode construir as suas histórias com essa noção de partilha e convivência harmoniosa e respeitosa entre todos.


Este brinquedo inspira valores fundamentais para uma infância feliz e sociedade com futuro. As crianças hoje são os adultos de amanhã.

Sabia que...

  • Brincar é fundamental e cada vez mais valioso na atualidade digital.


  • Brincar com e na natureza, para além do que foi dito antes, traz nos benefícios para a saúde física também.


  • Imaginar e sonhar leva-nos mais além, a criar e a encontra soluções para superar os desafios.

Dicas de brincadeiras


Cai ou não cai?

Empilhar os animais, de forma a mantê-los em equilíbrio, uns sobre os outros. A criança terá de escolher as peças certas para formar a torre e que esta não caia. Qual vou escolher para ficar na base? A maior ou a mais pequena?


Quantos cabem?

Na casa das raposas, no balancé, poderão verificar quantos animais cabem na ranhura, ajudando a criança na contagem. E poderão ainda avaliar qual o lado mais pesado, fazendo o balancé tombar ora para um lado, ora para o outro.

Já na toca dos coelhos poderão convidar todos os animais da floresta para entrar e contar quantos cabem dentro da toca.


Quem falta?

Juntem todos os animais que têm e coloquem-nos em fila. Dê algum tempo para a criança os memorizar. Depois peça-lhe que feche os olhos e esconda um deles num dos playsets à escolha. A criança terá de adivinhar qual o animal em falta. E pode ainda dar-lhe pistas sobre o espaço onde está escondido para a criança adivinhar também.

Podem começar com poucas personagens e ir acrescentando mais para aumentar a dificuldade.


Era uma vez...

Com as crianças mais crescidas, podem inventar uma fábula (explicando do que se trata) com as personagens das famílias de animais e fazer um desenho sobre essa história. Se quiserem podem ainda escrevê-la e "editar" o vosso livro para oferecer à família e aos amigos numa ocasião especial.