A arca do tesouro

O que é e como posso fazer uma arca de tesouros em casa?

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw40b35992/site/13-Conselhos/Artigos/Brinquedos/CESTINO_TESORI (2).jpg

O cesto do tesouro é um brinquedo para bebés, adequado a partir dos seis meses de idade, quando os bebés começam a sentar-se de forma independente, sem necessidade de usar as mãos como apoio. Foi concebido para ajudar os mais pequenos a explorar, levando-os numa viagem de descoberta de tesouros que estimula o desenvolvimento precoce dos 5 sentidos. Amplamente utilizado em jardins de infância e creches, também é fácil de introduzir em casa.

A arca do tesouro e o método Montessori

A arca do tesouro não foi inventado por Maria Montessori, mas enquadra-se perfeitamente na abordagem montessoriana da educação: esta filosofia baseia-se na ideia de qua a criança precisa de ser “treinada” e que a “formação” ocorre através da livre exploração do seu meio envolvente, tal como preparado especificamente pelos cuidadores.

A arca do tesouro: desenvolver os cinco sentidos

A arca do tesouro permite aos mais pequenos entrar num espaço claramente definido no qual podem embarcar numa viagem mágica que os ajudará a conhecer e desenvolver cada um dos cinco sentidos. Vamos ver que tipo de objetos podem ajudar os bebés a desenvolver os seus sentidos:  


  • Visão: objetos de diferentes cores, tamanhos e brilho. 
  • Toque: objetos que diferem em termos e formas, peso, textura e material.  
  • Audição: objetos que façam variados barulhos. 
  • Cheiro: através de itens com cheiros diferentes. 
  • Sabor: também pode ser introduzido, embora de forma reduzida.  

O que posso colocar numa arca do tesouro

Como referimos, é importante colocar no cesto objetos que os adultos costumam usar (embora, obviamente, nada que possa ser perigoso para o bebé), e que permitam ao seu bebé desenvolver os cinco sentidos. Abaixo está uma lista de objetos que pode adicionar ao seu cesto do tesouro, classificados de acordo coma natureza, matéria, forma e tamanho: 


  • Natural: conchas, pinhas, esponjas naturais, limões… 
  • Materiais naturais como uma escova de maquilhagem ou de barbear (limpa), uma escova de dentes (para crianças). 
  • Metálico: uma colher, alguns moldes de bolo, um monte de chaves, a tampa de uma panela, um sino de bicicleta.  
  • Madeira. Uma colher de pau, pequenas caixas de diferentes tamanhos.  
  • Couro: Uma pequena bolsa ou carteira. 
  • Tecido: uma boneca, alguns pequenos sacos de pano.  


O cesto deve ser idealmente feito de vime, sem alças, e deve ser raso para que o bebé possa remexer nele com facilidade, com itens bem ordenados e variados no seu interior. Aqui, pode deixar a sua imaginação à solta, mudando os materiais de tempo em tempo para que permaneça emocionante para o seu bebé. Lembre-se sempre de adicionar objetos não perigosos e de tamanho adequado ao cesto, para evitar que estes sejam colocados na boca, ou pequenas peças caiam. Também é importante verificar a condição dos objetos de tempo em tempo, e trocá-los regularmente, com o objetivo de manter as coisas interessantes para o seu bebé. 

O papel do progenitor

Enquanto o bebé brinca, o progenitor deve ser um mero espectador, para que o bebé possa explorar de forma independente as coisas maravilhosamente fascinantes lá dentro! É importante que o seu filho sinta a sua presença por perto: é tudo o que o bebé precisa para se tranquilizar. Não se sinta tentado a distrair o bebé falando com ele ou dando-lhe objetos – é importante deixar o seu bebé concentrado! Só deve interagir com o seu filho quando ele quiser mostrar-lhe alguma coisa, como um objeto que esteja a segurar.