O SEXTO MÊS DO RECÉM-NASCIDO
Todas as grandes mudanças que ocorrem durante o sexto mês de vida
Os 6 meses do recém-nascido representam um momento de grande mudança no seu caminho de crescimento. Para alguns pais, o período de seis meses a um ano é o mais emocionante, pois o bebé já não parece recém-nascido, e começa a assumir a aparência de uma criança. Agora vamos ver quais são as principais mudanças e atividades para um bebé desta idade.
Desenvolvimento psicomotor do recém-nascido aos seis meses
Cada bebé tem os seus ritmos e tempos próprios, mas normalmente é por volta dos seis meses que o bebé faz uma das suas grandes conquistas deste primeiro ano de vida: sentar-se. Inicialmente, o bebé pode precisar de apoio atrás das costas, para isto, a almofada de amamentação pode ser muito útil para ajudar o bebé a manter a posição sentada. No que diz respeito às habilidades motoras, o recém-nascido começa a perceber a tridimensionalidade dos objetos, explorando-os também com a boca. Aqui estão movimentos de um bebé de seis meses:
- Rasteja, e começa a empurrar o pescoço de forma a poder voltar o seu corpo para cima.
- Senta-se de forma independente ou com um suporte
- Agarra objetos com os dedos e passa-os de uma mão para a outra
- Rebola para ambos os lados
Recém-nascido aos 6 meses o que faz
.Neste período alguns bebés começam a percorrer pequenas distâncias arrastando-se, é o início da faze que virá a ser o gatinhar: os bebés são capazes de superar pequenos obstáculos como almofadas ou bordas do trocador, por isso tenha cuidado para nunca deixar o seu bebé sozinho numa superfície elevada ou se a sua casa ainda não é adequada para crianças.
Uma atividade que os bebés desta idade gostam muito é de observar caras, especialmente a da mãe e do pais, brincos, cabelos e colares tornam-se um entretenimento divertido para o bebé.
Nesta fase, um novo jogo emocionante começará: uma série interminável de bababababa ou lalalalala. Esta é a fase da lalação, um ensaio geral que precede e prepara o desenvolvimento real da linguagem. É importante responder ao bebé repetindo estes sons, mas também falar com ele em expressões simples e palavras bem articuladas, ajudando-se também da linguagem gestual para reforçar o que foi dito e fixá-lo na memória.
Jogos para um bebé de seis meses
Neste período é bom dar-lhe brinquedos adequados, do tamanho certo: não muito pequenos para que não possam ser colocados totalmente na boca, não muito grandes para que possam ser facilmente segurados na mão: primeiros jogos com luzes, sons e botões a serem ativados, como o livro casa das formas, ou assim que o bebé for capaz de permanecer sentado, construções empilháveis simples, como as Pedras Empilháveis ECO+ ou os Copos Empilháveis 2 em 1 ECO+.
Crescimento e progresso em seis meses de vida
Uma das novidades deste período é certamente representada pela introdução de alimentos semisólidos e sólidos na dieta do recém-nascido, como suplemento primeiro e depois como alternativa ao leite materno, se disponível, ou formula. Comer de colher, sentar-se à mesa com a mãe e o pai e descobrir novas texturas e novos sabores são certamente grandes conquistas, mas são também mudanças que exigem tempo e paciência. Outro acontecimento importante pode começar a manifestar-se durante o sexto mês de vida: a erupção dos primeiros dentes. Um acontecimento vivido com grande alegria pela mãe e pelo pai, mas que pode trazer algum desconforto momentâneo à criança. Finalmente, no que diz respeito ao sono, o bebé já não dorme como nos primeiros meses e especialmente durante o dia as sestas são mais curtas: uma mais curta de manhã e uma mais longa à tarde; Alguns, até um ano de idade, até fazem uma pequena sesta antes do jantar.