Os benefícios da amamentação

Vamos descobrir por que a amamentação oferece tantos benefícios para a mãe e para o bebé.

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw7872dd5b/site/13-Conselhos/Artigos/Aleitamento/momento-magico-allattamento.jpg

Fornece o melhor alimento

A amamentação garante inúmeros benefícios para o recém-nascido do ponto de vista nutricional. O leite materno é o alimento mais completo sob todos os aspetos, pois contém os nutrientes indispensáveis para um crescimento adequado e uma proteção eficaz contra infeções, pelo menos até aos 6 meses de idade.

Reforça as defesas da mãe e do bebé

Em termos de saúde, os benefícios da amamentação são numerosos tanto para a mãe quanto para o bebé, a curto e a longo prazo. O leite materno — começando com o colostro dos primeiros dias — contém células do sistema imunológico, imunoglobulinas, anticorpos, enzimas e muitas outras substâncias que ajudam o bebé a defender-se das doenças. A mãe que amamenta, por sua vez, está protegida do risco de adoecer.

Está sempre disponível e é seguro

O leite materno não tem custo, é muito conveniente para a mãe, está sempre à temperatura ideal e é perfeitamente digerível para o bebé. Além disso, está protegido da contaminação por germes ou de erros na preparação, sendo assim um alimento seguro.

Fortalece a relação

A amamentação é um momento fundamental para a relação entre a mãe e o bebé. As emoções vividas durante a amamentação proporcionam a ambos um profundo senso de bem-estar e tranquilidade. A posição da amamentação deve, portanto, ser cómoda e confortável. Uma almofada de amamentação, especialmente desenhada para este propósito, ajuda a ambos: permite que a mãe mantenha as costas e os ombros relaxados e que o bebé esteja à altura correta em relação ao seio, com o corpo em contacto próximo com o da mãe.

É recomendado pela OMS

A Organização Mundial da Saúde confirma os numerosos benefícios da amamentação, recomendando-a pelo menos durante os primeiros 6 meses de vida do bebé. Sugere-se manter o leite materno como principal fonte de nutrição até ao primeiro ano de vida, e mesmo após essa fase, com a introdução gradual de outros alimentos.