Uma dor de costas muito desagradável

Dor de costas durante a gravidez: porque acontece e como evitá-la. Quando a barriga começa a ficar pesada, a postura adotada pela futura mãe pode causar dor de costas ou lombalgia gestacional muito pronunciada, que afeta a qualidade e a duração do sono, assim como o seu bem-estar geral.

Observatório Chicco - Uma dor de costas muito desagradável

A dor de costas na gravidez é particularmente frequente entre o 5º e o 7º mês, afeta mais de 50% das futuras mães e 25% das mulheres mesmo depois do parto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Causas da dor de costas na gravidez

Esta dor é causada principalmente pelo aumento de peso localizado ao nível do abdómen.

Isto provoca uma deslocação para frente do epicentro do corpo e a adoção de uma postura que projeta o corpo para trás ao nível da cabeça, dos ombros, da coluna e dos joelhos, tendo como objetivo o equilíbrio do corpo.

Estes desvios posturais aumentam a pressão na zona lombar e da coluna vertebral, provocando assim uma dor irritante que pode prejudicar o bem-estar e a serenidade da espera do nascimento do bebé.

 

Dicas para aliviar as dores de costas na gravidez

Use roupa interior pré-natal, concebida à sua medida de forma a responder às exigências do corpo durante a gravidez, será uma boa ajuda para aliviar os sintomas da lombalgia. Use uma cinta, por exemplo, para evitar a pressão, sentida sobretudo nas costas, zona cada vez mais sensível à medida que a gestação avança.

Na maioria dos casos, a prática de atividade física ligeira mas constante, ajuda a fortalecer os músculos lombossagrados e, dessa forma, ajudar a apoiar a barriga com menor esforço.

Dito de outra forma, vá à hidroginástica, ioga ou simplesmente faça passeios descontraídos para regenerar o corpo e a mente.