18 semanas de Gravidez: Como Está o Bebé e Sintomas Comuns
O que acontece às 18 semanas de gestação?
Ás 18 semanas de gravidez dá-se a transição do quarto para o quinto mês e faz parte do segundo trimestre de gravidez. O bebé ainda está a crescer e ganhar peso.
Como está o bebé e o seu desenvolvimento?
Às 18 semanas de gravidez, o feto tem o tamanho de uma batata-doce, medindo cerca de 14 cm de comprimento com um pedo de cerca de 200 gramas - está a crescer rapidamente! A pele do bebé está a ficar mais grossa e as unhas estão agora totalmente formadas: ele ou ela já tem impressões digitais! Mas isto não é tudo - a decima oitava semana de gravidez é muito importante para o desenvolvimento nervoso: o sistema nervoso está agora a começar a fazer conexões cada vez mais complexas, especialmente com os órgãos dos sentidos. O paladar do bebé está a tornar-se mais refinado, e em breve será capaz de distinguir entre azedo, amargo, doce e salgado, porque as papilas gustativas estão a ser desenvolvidas. A audição agora também é muito sensível e, de facto, pode até notar que o bebé responde a barulhos altos ou repentinos mexendo os pés.
Sintomas e o que muda no corpo da mulher
Ao entrar nas 18 semanas de gravidez, provavelmente estará a sentir-se em grande forma, embora ocasionalmente possa sentir falta de ar ao caminhar ou a fazer exercício: não se preocupe, é totalmente normal e é causado pelo aumento de volume do útero. Ainda assim não deixe de ser ativa, saiba no nosso artigo sobre exercício durante a gravidez. O aumento de volume do útero pode fazer com que este pressione a bexiga, fazendo com que precise de fazer xixi com mais frequência, inclusive à noite. Isto também é normal! Após o nascimento, tudo voltará lentamente a ser como era antes. Para aliviar este sintoma, evite beber muito antes de ir para a cama e certifique-se de esvaziar a bexiga corretamente antes de dormir.
Tudo o que precisa para esta fase pode encontrar na nossa secção de produtos para a gravidez e nascimento.
Tontura na gravidez: um sintoma comum as 18 semanas
O aumento de volume do seu útero está a deslocar o seu centro de gravidade para a frente, e terá de reencontrar o seu equilíbrio. Poderá sofrer tonturas, especialmente quando se levanta rapidamente: a causa de isto é a queda repentina da pressão arterial que ocorre devido ao facto de que o sistema cardiovascular não reage tão rapidamente ao movimento como antes da gravidez. O ideal é mover-se lentamente e evitar movimentos bruscos. A partir das 18 semanas de gravidez, as suas articulações e ligamentos também vão começar a ficar mais soltos, especialmente na zona pélvica , que se prepara para acomodar o seu bebé durante o período de crescimento rápido que deverá ocorrer nos próximos meses. Tudo isto pode levar a alguma dor pélvica, ou à sensação de que os seus joelhos estão menos seguros. Tente manter uma postura correta na medida do possível, usando uma almofada atrás das costas, quando estiver sentada. Para suportar o peso da barriga w promover uma melhor noite de sono aconselhamos o uso da almofada de gravidez Boppy.
O papel do pai às 18 semanas de gravidez
Uma vez que a audição do bebé é agora muito sensível, este é o momento certo para começar a fazer sentir a sua presença, caso ainda não o tenha feito. Aproveite ao máximo os momentos de relaxamento com a sua parceira e, enquanto estiverem sozinhos - talvez antes de dormirem - aproveite ara falar com o bebé ou cantar a sua música preferida. E porque não ler algumas linhas do seu livro preferido? Este pode se tornar um verdadeiro momento de relaxamento em família