29ª Semana de Gravidez
Informações e conselhos para viver da melhor forma esta semana
Durante a vigésima nona semana de gravidez, encontra-se no oitavo mês e no terceiro trimestre de gravidez. Neste período, o seu bebé continuará a crescer e aproxima-se o momento de começar a pensar em como se organizar para a chegada do bebé.
Comprimento, medidas e peso do feto na 29ª semana
Nesta semana, o feto mede cerca de 38 centímetros e pesa, em média, 1200 gramas, sendo grande como um couve-flor.
Como cresce o bebé na 29ª semana de gravidez
A esta idade gestacional, os traços do feto são muito semelhantes àqueles que terá ao nascer. A cabeça está cada vez mais proporcional em relação ao corpo. O bebé começa a acumular gordura subcutânea e é cada vez menos enrugado e mais rosado. A percentagem de gordura castanha, que tinha a função de isolante, diminui, enquanto a gordura branca, que desempenha o papel de reserva energética, aumenta. O crescimento agora foca-se, além do peso, na conclusão do desenvolvimento dos órgãos e nas suas funcionalidades. À medida que as semanas passam, o bebé será mais capaz de se adaptar, mesmo em caso de nascimento prematuro.
Os ossos tornam-se mais fortes
Também os ossos do seu bebé se modificam durante este período, tornando-se cada vez mais fortes devido ao acúmulo de cálcio. Os órgãos continuam a amadurecer as suas funções, em particular os pulmões, os músculos e o cérebro. Os rins agora filtram o líquido amniótico ingerido pelo bebé e produzem até meio litro de urina por dia.
Como muda o corpo da mulher
A barriga torna-se a cada dia mais volumosa e o fundo do útero irá deslocar-se cada vez mais para cima, tentando abrir espaço entre os outros órgãos. Neste último período, o cansaço poderá aumentar consideravelmente e alguns desconfortos, como varizes, azia, prurido e falta de ar, poderão agravar-se. Lembre-se de que todos esses problemas desaparecerão com o nascimento do bebé, mas para tentar limitá-los ao máximo, pratique regularmente atividades físicas, descanse quando puder, beba bastante líquido e siga uma alimentação saudável, particularmente rica em ferro, vitaminas e proteínas para atender às elevadas necessidades energéticas do seu bebé durante este último período.
Exames e controles a realizar
Além dos normais controlos de rotina, é aconselhável realizar os seguintes exames neste período:
- A visita anestesiológica, caso se pretenda utilizar a epidural durante o parto, devendo agendar um compromisso com o anestesista na unidade onde se decidiu dar à luz.
- A vacinação contra a tosse convulsa, uma doença muito grave se contraída nos primeiros períodos de vida do recém-nascido. Infelizmente, os anticorpos transmitidos ao bebé pela mãe que contraiu a doença ou que foi vacinada há muitos anos não são suficientes para garantir a proteção do recém-nascido. Por isso, no último trimestre de gravidez, é aconselhado a todas as mulheres grávidas que se submetam à vacina contra a tosse convulsa, que protegerá o bebé até que inicie o seu ciclo vacinal.
Sabia que...
Neste período, o coração do seu bebé bate a uma frequência de até 140 batimentos por minuto? Isso acontece porque precisa bater mais rapidamente para conseguir bombear o sangue por todo o corpo.