Massagem Infantil
Todos os conselhos para dar confiança e relaxar o seu bebé com uma massagem doce e delicada.
Neste artigo:
Quais as vantagens da massagem infantil
As carícias quando os bebés são pequenos não são manhas e a massagem vai fazer com que se sintam mais seguros e relaxados. É um momento insubstituível em que a mãe também relaxa.
O importante é construir rituais e uma gestualidade que se repita no tempo de modo a que a criança reconheça esses rituais, o momento e uma experiência agradável.
Como fazer
Primeiramente, a mãe deve colocar-se de forma confortável, retirando qualquer tipo de acessório que tenha, por exemplo, pulseiras ou anéis. De seguida, pega num pouco de óleo para bebés e aquece-o um pouco entre as suas mãos. Deste modo, a criança irá associar este gesto ao facto de estar a chegar o momento da massagem.
É recomendado a utilização de óleos naturais ou orgânicos porque estes promovem a hidratação da pele e permitem um melhor deslizamento das mãos no corpo da criança. Óleos essenciais e minerais não devem ser utilizados em massagens infantis devido à sua concentração.
No caso de cólicas é bom fazer uma massagem abdominal em torno da barriga. Também é muito relaxante a massagem de rosto e em caso de gripe favorece a abertura das vias respiratórias, favorecendo assim a respiração do bebé.