Como Escolher o Nome do Bebé?
Desde os nomes clássicos aos invulgares, um guia completo para a(o) ajudar a escolher o nome do seu bebé com as dicas e conselhos dos especialistas do Observatório Chicco.
O nome certo para ele(a)
A escolha do nome do bebé é um dos melhores momentos de partilha dos futuros pais. Como será ele? Que aspeto terá? Com quem será parecido? Estas são perguntas que nos ajudam a imaginar o nome que melhor se adapta a ele, a ser escolhido com base no gosto pessoal, tradição familiar ou nas nossas raízes. Seguem-se alguns princípios para a(o) ajudar na escolha do nome para o seu bebé.
Escolha com base no significado
“Viril e audaz”, “poderoso e corajoso”, “defensor dos homens”: muitos nomes clássicos, de origem grega, latina, alemã ou hebraica, como André, Ricardo, Alexandre e Daniel, têm um significado preciso. Lembram também soberanos, imperadores ou profetas, como Artur, Marco e Joel. Existem muitas publicações impressas e digitais com listas de nomes para bebés com o correspondente significado para servir de inspiração.
Procurar um nome fora do comum
Não há nada de errado em procurar um nome invulgar. Optar por um nome menos comum permite à criança destacar-se e sentir que tem algo de único. Já para não referir que há alguns nomes bastante bonitos. No entanto, a originalidade requer algum cuidado. Uma escolha invulgar pode abrir as portas a que as outras crianças possam fazer troça dele ou poderá não refletir a sua verdadeira personalidade.
Rafael – Rafa, de forma abreviada
Existem de facto nomes excelentes e marcantes para meninos. Quer sejam clássicos ou invulgares, a escolha do nome certo requer sempre alguma precaução e reflexão. Em primeiro lugar, que apelido lhe será atribuído? O nome resulta como um todo? Depois, há que considerar a extensão. Se for demasiado extenso, será seguramente abreviado. Nando em vez de Fernando … os avós poderão gostar mas, e a mãe e o pai? Será sempre melhor refletir bem com antecipação.