Desenvolvimento psicomotor do bebé

As fases de desenvolvimento do seu filho e estratégias para o apoiar

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Durante os primeiros meses de vida, o bebé passa por um rápido processo de desenvolvimento psicomotor, no qual começa a familiarizar-se com o seu corpo, com o ambiente que o rodeia e com as suas figuras de referência afetivas. Este processo envolve um vasto leque de competências sensoriais, motoras, cognitivas, relacionais e sociais, todas elas cruciais para o seu crescimento e desenvolvimento.


Neste artigo, vamos explorar em conjunto as principais fases do desenvolvimento psicomotor de um recém-nascido, bem como os fatores que o influenciam e as melhores estratégias para o apoiar.

Fases do desenvolvimento psicomotor

Embora a expressão estádios de desenvolvimento psicomotor seja ainda muito utilizada, atualmente prefere-se falar de etapas de desenvolvimento psicomotor. esta terminologia permite adotar uma conceção mais flexível do momento de maturação e do modo de aquisição das competências, reconhecendo a singularidade de cada criança. De facto, o desenvolvimento é único, influenciado por fatore genéticos e ambientais, como a ligação parental e as experiências de vida.


As etapas do desenvolvimento psicomotor representam os momentos fundamentais em que a criança adquire competências, seguindo uma sequência universal orientada pela maturação do sistema nervoso central. A compreensão e o reconhecimento destas etapas são de vital importância para identificar eventuais desvios no desenvolvimento e intervir precocemente, garantindo assim um apoio adequado e um desenvolvimento saudável da criança.


Em geral, no primeiro ano de vida, as quatro fases de desenvolvimento mais frequentemente consideradas são:

  • 0 - 3 meses;
  • 3 - 6 meses;
  • 6 - 9 meses;
  • 9 - 12 meses (esta fase do desenvolvimento psicomotor pode, no entanto, prolongar-se até aos 18 meses).

A avaliação do desenvolvimento psicomotor é efetuada pelo pediatra. Para tal, utiliza-se a Escala de Avaliação do Comportamento do Recém-Nascido (NBAS, do acrónimo em inglês), concebida por Berry Brazelton em 1973.

Apesar disso, o papel dos pais é crucial. Estes paticipam ativamente na observação, na estimulação e na compreensão do comportamento do bebé, bem como nas correções necessárias.

Que fatores afetam o desenvolvimento psicomotor do recém-nascido?

O desenvolvimento psicomotor do bebé é profundamente influenciado pela qualidade das relações com os adultos e o ambiente que o rodeia. Quando esta interações são positivas o contexto de crescimento é favorável, a criança pode progredir sem problemas através das várias fases de desenvolvimento.


Por esta razão, os adultos desempenham um papel crucial na orientação e no apoio, respeitando sempre o seu ritmo e encorajando-o no seu processo de aprendizagem. Só assim é possível, facilitar não só o correto desenvolvimento psicomotor, mas também a formação da autoestima.


Por exemplo, os adultos podem promover o desenvolvimento da massa muscular do pescoço e do tronco, que é essencial para conseguir sentar-se primeiro e gatinhar mais tarde, encorajando as brincadeiras na posição de bruços, o tummy time e oferecendo apoio durante as primeiras experiências de sentar. Atingir esta capacidade representa um marco importante no desenvolvimento motor do bebé, permitindo uma maior autonomia nos movimentos e facilitando a exploração e a motricidade fina, ou seja, a capacidade de fazer movimento precisos com as mãos, graças à coordenação olho-mão e à utilização independente dos dedos.

Desenvolvimento psicomotor do recém-nascido dos 0 aos 6 meses

Durante os primeiros 6 meses de vida, o bebé passa por uma série de avanços importantes no desenvolvimento psicomotor. Estes incluem o controlo dos músculos da cabeça, o desenvolvimento da coordenação olho-mão-boca e a adoção de posturas semi-sentadas, que antecipam a capacidade de se sentar de forma independente.


Embora cada recém-nascido seja um caso individual, em geral o seu desenvolvimento segue estas fases:

  • Fase 0 - 3 meses: Nos primeiros 3 meses de vida, o bebé precisa de ser segurado e apoiado durante as suas atividades diárias. De facto, o bebé ainda não é capaz de controlar as suas posições de forma independente. Por isso, é essencial prestar atenção ao alinhamento e à estabilidade de todo o corpo, e não apenas da cabeça. Também precisa de ser agarrado e permanecer em contacto estreito com a mãe ou adulto de referência. Em geral, nesta fase do desenvolvimento psicomotor, o porta-bebés é um instrumento muito útil para apoiar e transportar o seu bebé. Por outro lado, quando se usa um carrinho de bebé ou uma alcofa, recomenda-se a utilização de um redutor para manter o corpo do bebé alinhado. O banho e a massagem, por outro lado, oferecem uma valiosa experiência sensorial e relacional.


  • Fase 3 - 6 meses: Neste período, o bebé apresenta progressos significativos no desenvolvimento psicomotor. O seu interesse pelo que o rodeia, a sua coordenação olho-mão-boca e a sua capacidade de interagir com as pessoas e os objetos aumentam: é capaz de jogar jogos interativos simples, virar-se para a pessoa que está a falar ou a cantar, reage à sua própria imagem no espelho. Além disso, o controlo da cabeça e da parte superior do tronco é reforçado, melhorando o equilíbrio em posições horizontais e começando a adotar uma posição semi-sentada. É, portanto, o momento ideal para introduzir os primeiros brinquedos e estimular a motricidade fina, continuando a manter o apoio em posições semi-sentadas ou deitadas.

Desenvolvimento psicomotor do bebé dos 6 aos 12 meses (e mais tarde)

A partir dos 6 meses de idade, o recém-nascido vive uma verdadeira revolução no seu desenvolvimento psicomotor. Em apenas alguns meses, passa de se sentar de forma autónoma a dar os primeiros passos sozinho, sempre com apoio dos pais, de uma parede ou de brinquedos de primeiros passos. Desta forma, ele começa a ser capaz de explorar o mundo de forma autónoma.


Vejamos as características das duas fases seguintes:


  • Fase 6 - 9 meses: O bebé de 6 meses atinge marcos motores importantes, como a capacidade de se sentar de forma autónoma e os primeiros movimentos exploratórios no espaço circundante. Este período marca também um aumento das capacidades de manipulação e de motricidade fina, como a capacidade de comer com os dedos (indicador e polegar). Nove meses, devem marcar a conquista da posição vertical. Nesta fase, começa também a participar ativamente na sequência emocional (por exemplo, é capaz de se alegrar ao sentir a causa de um acontecimento) e a diferenciar as diferentes fases de uma mesma emoção. A nível social, começa a tomar a iniciativa na troca interativa, experimenta os primeiros sucessos ou inferências para atingir um objetivo, mostra interesse por outras crianças e abana a cabeça para dizer "não".


  • Fase 9 - 12 meses: Por volta dos 9 meses, a criança torna-se cada vez mais autónoma nos seus movimentos horizontais e verticais, explorando o mundo que o rodeia com crescente curiosidade e confiança. A aquisição da posição vertical e os primeiros passos representam um marco importante, que é alcançado através do exercício e da exploração. No plano afetivo, esta fase marca a capacidade da criança de modular a expressão das suas emoções de forma cada vez mais afinada. Demonstra afeto e participa em jogos simples e interativos com os adultos, acena com a mão e imita os movimentos dos outros (por exemplo, bater palmas).

Como apoiar o bebé no processo de desenvolvimento psicomotor?

Para apoiar o bebé durante o desenvolvimento psicomotor, é essencial proporcionar um ambiente seguro e estimulante, juntamente com exercícios orientados e uma supervisão cuidadosa.


Nas primeiras fases do desenvolvimento do bebé, é possível ajudá-lo a reforçar os músculos necessários para manter a posição sentada, encorajando-o a brincar de barriga para baixo, com a ajuda de um tapete para brincar, com o objetivo de desenvolver a parte superior do tronco.


A utilização de brinquedos interativos é igualmente importante para estimular o interesse do bebé e encorajar o seu envolvimento ativo durante as sessões de brincadeira. Os brinquedos suaves, coloridos e táteis podem captar a atenção do bebé e incentivá-lo a alcançar, agarrar e manipular os objetos que o rodeiam, estimulando a experiência sensorial.


Durante as primeiras experiências de sentar-se de forma autónoma, é essencial proporcionar um ambiente protegido ao bebé. é aconselhável colocar almofadas ou tapetes suaves à volta do bebé e estar sempre por perto durante as sessões de brincadeira.


À medida que a criança cresce, é importante oferecer-lhe jogos é estímulos adaptados à fase de crescimento. Entre os 6 e os 9 meses, podem ser úteis jogos de multiactividades para estimular o seu desejo de descoberta e os jogos de encaixe ou empilháveis que apoiam não só a coordenação olho-mão mas também a motricidade fina.


Por volta dos 9 meses, quando a criança se torna gradualmente mais consciente das suas emoções, os jogos educativos que a ajudam a conhecer e a reconhecer as emoções , como o Teddy, urso das emoções da Chicco, podem ser úteis.


O andar independente representa um dos marcos fundamentais do desenvolvimento psicomotor do recém-nascido, contribuindo para o seu crescimento psicológico e motor. Quando o bebé começa a dar os primeiros passos, é essencial prestar especial atenção a dois elementos fundamentais: os brinquedos e os sapatos.


Os brinquedos cavalgáveis são um dos produtos preferidos dos pediatras e dos pais nesta fase de desenvolvimento.

São uma excelente forma de ajudar os recém-nascidos a melhorar o controlo do seu corpo, encorajando a exploração como um apoio seguro e estável. São também perfeitos para o ajudar a melhorar o seu sentido de equilíbrio e desenvolvimento psicomotor de uma forma natural e espontânea.


Ao mesmo tempo, a escolha dos sapatos adequados para os primeiros passos é crucial: estes devem ser flexíveis nos sítios certos, suaves e com uma palmilha que possa dar o estímulo certo ao pé, para acompanhar corretamente a criança durante a transição de gatinhar para ficar de pé.