Ansiedade de Separação nas Crianças: Como Superá-la
Sugestões e conselhos para ajudar a criança a lidar e superar a ansiedade de separação.
O que é a ansiedade de separação nas crianças?
Por volta do oitavo mês, o bebé começa a reconhecer os rostos das pessoas queridas que cuidam dele. Consequentemente, o desconhecido causa-lhe medo, pois não é conhecido. Juntamente com esta emoção, definida como "medo do estranho", o bebé desenvolve também a ansiedade de separação em relação a esses rostos familiares, em particular da figura materna, com quem estabeleceu um vínculo único, reforçado pela comunicação afetiva através do carinho e, naturalmente, durante a amamentação.
O bebé teme — mesmo que a mãe apenas se desloque de uma divisão para outra — não a ver mais e ser abandonado. A partir deste momento, para a mãe em especial, não será tão fácil deixar o bebé por algumas horas. No entanto, isso é necessário para ajudar o bebé a lidar com a ansiedade de separação da mãe e a desenvolver capacidades de adaptação, aprendendo a estar também com outras pessoas.
Ansiedade de separação nas crianças: o que fazer?
A melhor maneira de ajudar o bebé a superar serenamente a ansiedade de separação é criar a distância certa entre a sua autonomia e a sua capacidade de lidar com a situação: se a sua preocupação é intensa e se assemelha a uma angústia que persiste ao longo do tempo, talvez o bebé ainda não esteja preparado para tolerar o afastamento da figura materna.
Se o seu choro pode ser consolado pelo adulto que o cuida no momento da separação, e depois cessa, então o bebé compreendeu que, após um momento inicial de desorientação, é capaz de se erguer e iniciar uma nova exploração, mesmo sem a presença da mãe.