Crianças e enjoos de carro: os conselhos
Alguns cuidados para evitar que as crianças tenham enjoos durante a viagem.
Cinetose, um mal-estar que se pode prevenir
A cinetose ou mal-estar causado pelo movimento é um distúrbio frequente nas crianças, que se apresenta em situações ligadas ao movimento passivo, como viajar de carro, de comboio, de avião ou de barco, ou ainda em situações de jogo ou lazer, como ao utilizar algumas atrações em parques de diversões. Nas crianças durante a viagem, o enjoo derivado de movimento pode ser particularmente intenso e desagradável. Manifesta-se com náuseas ou vómitos, palidez ou salivação, mas também com tonturas, dores de cabeça ou mal-estar geral.
Refeição leve e partida estratégica
Para evitar o enjoo, antes de iniciar a viagem, é aconselhável que a criança não consuma alimentos pesados ou de difícil digestão. Em viagens longas com crianças pequenas, é preferível viajar à noite. Como alternativa, pode-se partir cedo de manhã, quando a criança ainda está sonolenta e é mais fácil que adormeça. O planeamento da viagem com a criança desempenha um papel fundamental. Pode incentivar as sestas durante a viagem, fazendo com que a criança se sente o mais próximo possível do centro do veículo, em posição reclinada e com os olhos fechados.
Estimulação visual reduzida ao mínimo
No carro ou nos meios de transporte sobre rodas, os estímulos visuais excessivos, como a luz ou o movimento da paisagem lateral, podem incomodar as crianças durante a viagem. Em dias muito ensolarados, pode ser útil usar óculos com lentes escuras. Um remédio para o enjoo da criança é fazer com que ela olhe para o ambiente circundante na direção do movimento, focando num ponto estável, como o horizonte. Pode-se também sugerir à criança que imite o condutor e se incline de acordo com as curvas, evitando, em qualquer caso, que faça movimentos bruscos com a cabeça.
Ar fresco e muitas histórias
Também os estímulos olfativos podem provocar desconforto. Por isso, é melhor evitar cheiros desagradáveis ou demasiado fortes dentro do veículo e assegurar uma ventilação adequada, abrindo as janelas ou utilizando o ar condicionado com moderação. A distração pode ser uma boa solução, desde que as atividades não exijam constantes adaptações ao campo visual. Deve-se evitar que a criança leia ou use o telemóvel ou outros dispositivos portáteis, distraindo-a com canções, rimas e histórias.