Quando usar o repelente de mosquitos para bebés

Enquanto as temperaturas estiverem quentes, é indispensável proteger a pele dos mais pequenos contra os mosquitos. Vejamos como fazê-lo.

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwe6b7dbe6/site/13-Conselhos/Artigos/Bem-estar e protecao/Quando usare l'antizanzare.jpg

As picadas de mosquito são uma experiência desagradável para todos, mas especialmente para as crianças. Como os mosquitos e outros insetos são difíceis de evitar completamente, os repelentes de insetos e qualquer outra solução que possa ajudar a manter esses organismos afastados da pele são bem-vindos e tornam-se parte da nossa rotina diária, especialmente durante a época de verão, quando a proliferação desses organismos atinge o seu pico. Como escolher quando a pele do bebé precisa de proteção?

Por que usar repelente de mosquitos?

Não só no verão, mas também nos meses amenos, passamos com a nossa família muitas mais horas fora de casa. Assim, acabamos por ter de nos equipar com tudo o que é necessário para estar ao ar livre com o nosso bebé (garrafa de água, chapéu de sol, lanche, etc.). Antes de fechar a porta de casa, no entanto, não nos esqueçamos de colocar na mala um produto repelente de mosquitos específico para crianças. A razão? Especialmente nos mais pequenos, as picadas não são apenas incómodas, mas podem provocar reações irritativas e alérgicas importantes, com erupções cutâneas extensas e duradouras.

Qual repelente de mosquitos escolher para crianças?

Existem dois conselhos sugeridos pela Organização Mundial de Saúde sobre como se proteger dos mosquitos: o controlo do ambiente e o uso de repelentes. No caso dos repelentes para bebés e crianças, é importante que a formulação seja específica para a infância.

As loções repelentes de insetos têm uma eficácia certificada pelas Autoridades de Saúde. Podem ser produtos biocidas ou dispositivos médicos cirúrgicos, e esta característica atesta tanto a sua eficácia repelente como a segurança de uso, de acordo com as indicações.

Podem utilizar substâncias ativas de origem sintética ou natural. Ambas são soluções adequadas para bebés e crianças, desde que se sigam as instruções de uso indicadas no rótulo.

Existem também no mercado produtos cosméticos que utilizam a presença de óleos essenciais na sua fórmula e que podem ser utilizados para proteger, refrescar e hidratar a pele dos mais pequenos.

Estes cosméticos contêm óleos essenciais como Citronela, Eucalipto e Niaouli, conhecidos pela sua capacidade de criar uma barreira natural na pele da criança.

Os formatos disponíveis no mercado variam desde o comum spray até loções em gel ou com aplicadores roll-on, incluindo toalhitas, todos caracterizados pela praticidade e pelo pequeno tamanho, o que facilita o seu transporte na bolsa, mantendo-os sempre à mão e prontos a usar a qualquer momento do dia.

A tecnologia também nos ajuda: ideais para a vida ao ar livre, existem dispositivos portáteis de ultrassons que funcionam a bateria e se prendem ao carrinho ou à cadeira de passeio com uma prática clip.

E uma vez em casa? Podemos continuar a proteger a criança da atenção destes insetos incómodos utilizando dispositivos de ultrassons de tomada, lâmpadas “armadilha” que atraem e eliminam os insetos com uma descarga elétrica, ou utilizando difusores de inseticida certificados para uso na presença de crianças (ler sempre atentamente as indicações nos produtos para um uso correto).

Repelente de mosquitos para bebés: como usá-lo

Especialmente com os mais pequenos, é importante usar produtos eficazes, mas também suaves, precisamente porque foram especificamente estudados para as necessidades da sua pele sensível.

Até uma certa idade, de facto, a pele das crianças é mais fina e, portanto, mais permeável às substâncias. Na natureza, existem substâncias cujo cheiro é desagradável para os insetos: entre as mais utilizadas estão os óleos essenciais de Citronela e Eucalipto Citriodora, ambos de origem natural e amplamente utilizados em repelentes de insetos.

Consultem sempre as indicações apresentadas nos produtos para se certificarem de que a fórmula que estão a considerar é adequada para ser utilizada na pele do vosso filho, em função da sua idade.

Nas etiquetas, também são apresentadas recomendações sobre o número de aplicações diárias aconselhadas, o que é fundamental para não “exagerar”.

Dicas para prevenir picadas de mosquitos e insetos

Aqui ficam 5 conselhos práticos adequados a toda a família, com especial atenção para os mais pequenos, úteis tanto dentro de casa como ao ar livre:

  1. Aplicar na pele uma leve camada de loção repelente de insetos (que pode ser um spray, uma emulsão ou uma prática toalhita), evitando o contacto com os olhos, boca e mucosas.
  2. Utilizar redes mosquiteiras com malha apertada no berço ou na carrinha onde o bebé dorme.
  3. Evitar deixar pratos cheios de água parada no terraço, jardim ou peitoril da janela para não atrair insetos indesejados para casa.
  4. Limitar o uso de perfumes ou desodorizantes com cheiros intensos que podem atrair os insetos.
  5. Evitar usar roupas muito coloridas e brilhantes, como vermelho, amarelo e laranja, que são mais atraentes para as moscas; usar camisolas de mangas longas, calças longas, meias e sapatos fechados, especialmente para passeios no campo ou em áreas onde a relva é alta.

Não nos deixemos apanhar desprevenidos e organizemos a nossa proteção, assim como a da nossa família, contra as temidas moscas!