Ar puro também em casa

Alguns conselhos para garantir à criança um ambiente doméstico saudável.

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw0fc396ae/site/13-Conselhos/Artigos/Bem-estar e protecao/aria-che-respiriamo.jpg

Melhora a qualidade de vida da criança

Para assegurar o bem-estar das crianças, é importante prestar atenção não apenas à qualidade do ar fora das paredes de casa, mas também àquela que os pequenos respiram no seu próprio lar. Além de proteger as crianças de alergias e doenças respiratórias, um ar saudável dentro de casa melhora diariamente a qualidade do seu sono e da alimentação.

Alérgenos em casa: a que deve prestar atenção

Em ambientes fechados, especialmente se com pouca renovação de ar, concentram-se vários agentes poluentes (partículas finas, impurezas), alérgenos (pólen, pelos de animais e ácaros) e microrganismos (fungos, bolores, esporos e bactérias). É importante prestar muita atenção a estes elementos para garantir ao bebé um ar limpo em casa e prevenir o surgimento de alergias. Reduzir a concentração de agentes nocivos e criar um ambiente doméstico saudável é fundamental, especialmente para os mais pequenos, que têm um sistema imunológico ainda não completamente desenvolvido.

Um olhar atento à humidade

Em primeiro lugar, é importante manter o nível adequado de humidade em casa, especialmente nos ambientes onde se encontra a criança. Uma humidade relativa de 50-55% ajuda a manter a concentração de ácaros em níveis baixos. No entanto, se a criança sofre de alergias, é aconselhável manter uma humidade relativa inferior, entre 35-50%. Por outro lado, é útil humidificar o ambiente quando a criança está constipada.

As regras para uma casa mais saudável para crianças e bebés

Para garantir um ar mais saudável em casa e reduzir a presença de alérgenos, é importante seguir as seguintes recomendações de higiene:


  • Ventilar os ambientes várias vezes ao dia.


  • Não aquecer excessivamente os espaços.


  • Não expor as crianças ao fumo passivo.


  • Evitar o contacto com objetos ou brinquedos onde a poeira possa acumular-se.


  • Utilizar almofadas e colchões com capas antiácaros, mesmo que a criança não tenha manifestado reações alérgicas.