Quais são os tipos de almofada de amamentação e como escolher?
Que aspetos devem ser considerados na hora de escolher uma almofada de amamentação
As almofadas de amamentação foram concebidas para ajudar as mães a amamentar. Existe uma grande variedade de modelos disponíveis, mas todos eles partilham um objetivo: manter o bebé na posição adequada durante a alimentação.
Conhecer as principais características oferecidas pelas melhores almofadas é importante para perceber por que um modelo pode ser mais adequado que o outro.
Que características deve ter uma almofada de amamentação?
Em primeiro lugar, deve ser firme o suficiente para apoiar o bebé sem ficar deformado ou afundar sob a criança. Algumas almofadas tendem a formar um “recuo” por baixo do bebé, o que torna a gestão do seu filho desconfortável. Por esta razão, o melhor é optar por um material de fibra macio, mas compacto, que não tenda a deformar-se.
A almofada também deve ter a capacidade de se adaptar à forma da mãe, e do pai, se for usado um biberão. Seja em forma de "C", "O" ou crescente, deve ter a certeza que a almofada se adapta encaixando-se contra o corpo dos pais.
Finalmente, para garantir a máxima higiene e limpeza – considerações cruciais quando se trata de bebés – a almofada deve ser lavável na máquina.
Como escolher uma almofada de amamentação entre os vários tipos?
Uma vez que estas características-chave sejam consideradas, vamos ver como escolher entre os vários modelos. As almofadas de amamentação têm várias formas e tamanhos e podem ou não ter um cinto de tecido ou ser adequadas para diferentes usos.
A primeira coisa a considerar é a sua própria forma corporal. Por exemplo, os modelos em forma de "C", como as almofadas de amamentação Boppy, são geralmente mais universais e adapta-se facilmente à maioria das formas corporais. Apesar de serem mais pequenas, garantem um bom apoio para o braço dos pais.
Os modelos em forma de "O" envolvem todo o tronco e são úteis para quem amamenta pela primeira vez, pois oferecem uma superfície de suporte maior. Nestes casos a seleção deve recair sobre um produto como a Boppy Original. Este, possui um encaixe que permite que ele se adapte perfeitamente ao seu corpo sem perder a sua forma ou consistência ao longo do tempo.
Por fim, as almofadas em forma de crescente abraçam a lateral do tronco, mas podem ser menos adequadas para mães com um tamanho corporal médio a pequeno. Isto porque, não são tão confortáveis e podem não garantir um apoio ideal.
O tamanho do peito e a altura do tronco da mãe são outros fatores que podem precisar de ser considerados. No caso de um peito grande ou de estatura média/baixa é melhor optar por um produto mais curto, mas com consistência suficiente para manter a bebé na altura certa. Por outro lado, em caso de estatura média ou alta e/ou tamanho normal dos seios, uma almofada mais alta pode ser a melhor escolha.
A presença de um cinto de tecido
A presença de um cinto de tecido também pode ser uma característica importante. A principal vantagem é que a almofada se encaixará mais firmemente contra o corpo da mãe e não se moverá durante a alimentação.
Almofadas com formato "O" geralmente não possuem cintos, pois o formato da almofada em si já mantém a criança perto do corpo da mãe. Os cintos são mais comumente encontrados em almofadas com formato “C” ou crescente.
Adaptabilidade para outras utilizações
A adaptabilidade para outros usos e uso prolongado podem valer a pena considerar ao selecionar uma almofada. De facto, alguns modelos, especialmente aqueles com forma de “O”, também podem ser usados para outros fins. Como por exemplo um ninho para acomodar o bebé após uma alimentação ou fornecer apoio às costas enquanto o bebé está a aprender a sentar-se sozinho.
Instruções de utilização
Por fim, também deve considerar como e onde a almofada será usada. Os modelos em forma de “C” geralmente são menores e ocupam menos espaço. Isto torna-os mais fáceis de transportar em viagem ou se sair para passear e quiser ter uma almofada de amamentação à mão.