Vigésima segunda semana de gravidez

O que está a acontecer com o feto e o corpo da mãe durante esta semana

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw7db77ad5/site/13-Conselhos/Artigos/Semana Gravidez/22 settimana.jpg

A semana 22 de gravidez marca o início do sexto mês. Agora, a sua barriga estará a ficar mais volumosa e o seu peso pode ter aumentado cerca de 6-7 kg desde o início da gravidez.

Desenvolvimento e tamanho fetal durante a vigésima segunda semana de gravidez

A partir da semana 22, o feto cresce rapidamente: pesa cerca de 400 gramas e tem cerca de 27-28 cm de comprimento – aproximadamente o mesmo tamanho que uma papaia. A pele do bebé ainda está coberta com vernix caseosa para protegê-lo do líquido amniótico; A pele parece um pouco enrugada porque a produção de gordura subcutânea acabou de começar. As unhas estão agora claramente visíveis, e o cabelo, pestanas e sobrancelhas também estão presentes (embora estas só venham a ganhar cor nas próximas semanas).

O feto na semana 22

O bebé ainda está a dormir muito, mas os ritmos de sono-vigília começam a tornar-se mais regulares e, com o passar das semanas, conseguirá distingui-los. O fígado está a começar a produzir as enzimas necessárias para metabolizar a bilirrubina, o que é importante quando o bebé nasce: se a quantidade de bilirrubina no sangue exceder certos níveis, torna-se complicado para o fígado conseguir livrar-se dela e o seu recém-nascido pode desenvolver icterícia. Se isto acontecer, não se preocupe – a icterícia geralmente desaparece muito rapidamente quando o bebé é exposto à luz de lâmpadas específicas nas enfermarias de neonatologia do hospital.

Alterações no corpo da mulher: umbigo saliente

Como o seu peso está a aumentar rapidamente, lembre-se de manter uma dieta equilibrada e manter-se ativa. O seu útero está agora em cima do seu umbigo e, durante a 22ª semana de gravidez, este começará a achatar e pode até projetar-se. Este novo desenvolvimento pode incomodá-la: evite roupas muito ásperas ou com costuras ou cordões ao lado do umbigo ou, alternativamente, use um colete interior para evitar irritação ou comichão.

Sentimentos e emoções

Durante este período, pode achar que se esquece das coisas ou se distrai mais facilmente: isto é completamente normal – é devido à ação das hormonas e ao facto de que se está a concentrar cada vez mais no que se está a passar dentro do seu corpo, esquecendo ou ignorando outras coisas. Durante esta fase, pode sentir vontade de redescobrir a sua sexualidade de uma forma terna, após um primeiro trimestre dominado por náuseas e desconforto, o que pode ter feito com que não se sentisse muito confortável com a sua sexualidade: é importante relembrar que a intimidade com o seu parceiro é muito importante. As relações sexuais durante a gravidez geralmente não prejudicam o bebé; Pode ser necessário tomar alguma precaução extra, como evitar posições que possam comprimir demasiado a barriga. Lembre-se que se tiver dúvidas ou questões sobre sexo durante a gravidez, pode sempre perguntar ao seu ginecologista ou parteira.

Viajar de avião durante a gravidez

Viajar de avião durante a gravidez é possível se não houver complicações, ou se a mãe não sofrer de nenhuma doença específica; se este for o caso, o melhor é evitá-lo e ficar em casa. De um modo geral, o perigo de voar – especialmente em viagens longas – está ligado ao risco de desenvolver trombose nos membros inferiores. Para voos curtos (menos de 4 horas), não existem precauções específicas.