O que fazer com um teste de gravidez positivo
As ações a tomar imediatamente e os conselhos a seguir.
Após um teste de gravidez positivo, a emoção é incrível e surge uma série de perguntas e dúvidas: irá tudo correr bem? O que devo fazer? Quem devo escolher para me acompanhar? Uma vez confirmada a gravidez, seguem-se alguns conselhos para evitar o pânico e realizar as coisas com calma.
Escolher quem irá acompanhar
Após um teste de gravidez positivo, antes de tudo, é importante escolher quem irá acompanhar. Se a estiver bem e não tiver patologias, pode optar por ser acompanhada pelo seu ginecologista habitual, por uma parteira, ou ainda dirigir-se a um centro de saúde convencionado com o Serviço Nacional de Saúde ou ao ambulatório obstétrico-ginecológico do hospital onde se pensa dar à luz ou de que se ouviu boas referências. Nestes últimos dois casos, poderá encontrar assistência gratuita, assim como alguns exames para a gravidez que são gratuitos para controlar o seu correto andamento.
Tomar ácido fólico
Entre as ações a realizar após um teste de gravidez positivo, está certamente a toma de ácido fólico. Trata-se de uma vitamina que não se acumula no organismo e deve ser continuamente ingerida através da alimentação, sendo que essa ingestão nem sempre é adequada apenas com a dieta. Na verdade, seria uma boa prática começar a tomar ácido fólico antes da conceção, mas se a mulher ainda não o estiver a fazer, é importante que inicie o mais rapidamente possível. O ácido fólico é recomendado três meses antes da gravidez e durante todo o primeiro trimestre como prevenção de anomalias congénitas, como a espinha bífida.
Eliminar o consumo de tabaco e álcool
Algumas hábitos são muito perigosos durante a gravidez, entre os quais se destacam o tabaco e o álcool. O fumo pode acarretar vários riscos, incluindo o de aborto, parto prematuro ou baixo peso ao nascer. O álcool, que atravessa facilmente a placenta, também deve ser evitado durante os nove meses. Assim, é aconselhável que se pare imediatamente assim que se descobre que se está à espera de um bebé.
Adotar comportamentos para prevenir a toxoplasmose
Se ainda não conhece o seu nível de imunidade em relação à toxoplasmose, é necessário adotar alguns comportamentos alimentares, como evitar o consumo de carnes cruas, vegetais crus e o contacto com fezes de animais, especialmente as de gato. Durante a primeira consulta, o ginecologista irá prescrever, entre os vários exames, o teste de toxoplasmose, uma análise sanguínea que detetará a presença ou não de anticorpos contra o toxoplasma. Também será prescrita a análise para a rubéola, o HIV e o citomegalovírus.
Verificar a toma de medicamentos
Nem todos os medicamentos são compatíveis com a gravidez. Se a mulher estiver a tomar medicamentos, é aconselhável consultar imediatamente o seu médico de família ou um especialista para determinar se deve continuar, modificar ou interromper o tratamento. Em geral, é sempre recomendável consultar um ginecologista antes de tomar qualquer tipo de medicamento.
Evitar desportos intensos ou perigosos
Deve-se evitar desportos intensos ou com risco de lesões, como esqui, equitação e boxe. É aconselhável, em vez disso, realizar uma atividade física moderada, ideal para a gravidez, que é útil tanto para fortalecer a musculatura de certas áreas que estão mais sujeitas a esforço durante os nove meses, como para evitar o risco de sobrepeso.