O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA ENTRE OS 2 E OS 6 ANOS

Como ajudar as crianças a desenvolver a leitura, a escrita e o pensamento lógico

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A linguagem falada é inata no ser humano. Isso é demonstrado, por exemplo, pela fase de lallação, que é a tendência instintiva de falar do bebê. Aprender a ler e escrever, por outro lado, não é inato. Vamos ver como isso acontece e como é possível promover o desenvolvimento cognitivo nas crianças.

COMO É QUE A APRENDIZAGEM NAS CRIANÇAS ACONTECE

Nas crianças pequenas, a aprendizagem não pode ser apenas teórico-cognitiva. O conhecimento passa pela experiência, pelo corpo, pelo movimento. Hoje, a neurociência confirma a relação entre movimento e aprendizagem. Na sua essência está a ideia de que os processos cognitivos dependem, refletem ou são influenciados pelos sistemas de controlo do corpo. No caso da leitura e da escrita, o "cérebro em ação" pode, portanto, com gestos imitativos que envolvem todo o corpo, primeiro internalizar, depois reconhecer e, finalmente, aprender a traçar o sinal gráfico das letras do alfabeto.

COMO ENSINAR O SEU FILHO A LER

Com base nestas evidências científicas, para ajudar as crianças em idade pré-escolar a familiarizarem-se com a leitura e a escrita, é possível oferecer-lhes jogos que promovam a experiência, o uso do corpo e o movimento. Por exemplo, atividades em que as letras têm formas 3D que são facilmente reconhecíveis e distinguíveis umas das outras, para que a criança possa reconhecê-las graças ao toque e, assim, seja facilitada para posteriormente associar o som correto com a forma correspondente. Ou jogos que, através de gestos imitativos, envolvem todo o corpo, para se familiarizar com as formas das letras e aprender e recordá-las de uma forma simples.

JOGOS PARA APRENDER A ESCREVER ENTRE OS 3 E OS 5 ANOS

O processo de aprendizagem da escrita é certamente mais longo e sofisticado do que o da leitura, e requer habilidades motoras-praxicas maduras. A partir dos três anos de idade, as crianças tentam imitar a escrita das crianças mais velhas: nesta fase, a composição das palavras ocorre usando letras únicas ou grupos de letras (uma escrita que é independente do gesto gráfico). Assim que a criança for capaz de reconhecer a forma das letras e, portanto, for capaz de combiná-las corretamente, será possível ajudá-la a formar as primeiras palavras. Justamente por isso, entre os 3 e os 5 anos é importante oferecer os estímulos certos através de atividades que permitam desenvolver habilidades de pré-escrita e que preparem o corpo para realizar exercícios que favoreçam as habilidades de gesto gráfico e coordenação olho-mão.

Podemos reforçar este caminho, respeitando sempre o seu tempo, oferecendo atividades divertidas de habilidades motoras, como jogos educativos para as crianças que as convidam a imitar a forma das letras com seus corpos para internalizá-las mais facilmente. Pode então passar para a composição de palavras e escrita real, usando letras 3D que, graças ao uso do toque, são mais fáceis de reconhecer e memorizar para serem então reproduzidas.

O PAPEL DA LÓGICA NA APRENDIZAGEM

As crianças aprendem espontaneamente através da lógica. Se elas ouvirem a palavra "maçã" pronunciada sempre que alguém aponta para a fruta estas vão deduzir que esse é o seu nome. O objetivo das atividades de lógica é estimular uma forma de aprendizagem que se desenvolva através de:

  • Análise das escolhas disponíveis
  • Encontrar ligações entre possibilidades
  • Elaboração de um raciocínio que conduza à escolha da solução.

Por exemplo, a criança pode jogar a organizar os objetos por tamanhos classificando: do maior para o menor e vice-versa.

CODIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO LÓGICO

A codificação, especialmente concebida para crianças, baseia-se no conceito de "aprender a fazer": através de jogos dedicados, as crianças são capazes de desenvolver um fluxo lógico-criativo de pensamento que lhes permite decompor um problema dividido em diferentes partes, enfrentá-lo de forma mais simples, uma peça de cada vez, até chegarem a uma solução geral: em suma, aprendem a aprender. Uma vez resolvido e entendido "como fazer", as crianças terão atingido o objetivo.

Ao jogar com a codificação, pode aprender a usar a lógica.