Como crescem os dentes de leite

Os primeiros sinais de que os dentes do seu bebé estão a crescer

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwa4723ba9/site/13-Conselhos/Artigos/Desenvolvimento/denti-bambino-ok.jpg

Dentes de leite

A dentição é uma fase delicada para os bebés, e também para os seus pais: aqui estão algumas coisas importantes a considerar quando os primeiros dentinhos começam a aparecer.

Dentição: uma fase de desenvolvimento que não passa despercebida!

A chegada dos primeiros dentes do bebé é muitas vezes uma fase ansiosa para os pais, que se preocupam quando o primeiro dente tarda em aparecer, ou que veem a dentição como uma fase de desconforto para o seu bebé. Estas preocupações são compreensíveis, mas muitas vezes infundadas, porque cada bebé faz as coisas no seu próprio tempo, e nem todos os sintomas estão necessariamente relacionados com a erupção dentária.

Dentes de bebé: uma linha do tempo muito áspera

Existem 20 dentes decíduos, mais conhecidos como dentes de leite. Cada metade das duas arcadas dentárias tem 5: um incisivo central e um lateral, um canino, um primeiro molar e um segundo molar. Os primeiros a espreitar – muitas vezes por volta dos quatro meses – tendem a ser os incisivos centrais superiores (os dentes médios superiores), seguidos pelos dentes médios inferiores e os laterais destes. Entre os um e dois anos de idade, é hora dos primeiros molares e caninos aparecerem. Aos três anos de idade, os segundos molares também deveriam ter aparecido. Mas quando se trata de dentição, os timings estão longe de ser definidos: pode ser que o primeiro dente do bebé ainda não tenha aparecido até ao seu primeiro aniversário.

Dentes de leite: sintomas reais e falsos sinais

Nos dias imediatamente a seguir ao aparecimento dos primeiros dentes do bebé, o seu bebé pode sofrer de episódios esporádicos de febre ou diarreia. Ao contrário da crença popular, não há evidencia científicas que liguem o aumento da temperatura à dentição. Os sintomas típicos que podem acompanhar um pequeno dente incluem grandes quantidades de saliva, gengivas inflamadas e sensíveis, tendência para recusar comida, irritabilidade e dificuldade a adormecer.

Gengivas que precisam de alívio

As gengivas doridas são um sintoma real da dentição, e os pequenos podem procurar aliviar o desconforto colocando as mãos ou objetos próximos da boca. De facto, esfregar as gengivas é, muitas vezes o remédio mais eficaz para problemas de dentição e proporciona o maior alívio. O gelo também funciona para adormecer a área, mas nem todas as crianças gostam. Há também massajadores de gengivas disponíveis projetados especificamente para a dentição: alguns deles também podem ser colocados no congelador para maior alívio. Em alternativa, pode comprar géis especiais especificamente concebidos para higienizar e aliviar as gengivas vermelhas e inchadas.