MÁ OCLUSÃO DENTÁRIA: A CHUPETA FAZ MAL AOS DENTES?

Vamos desfazer um mito, aqui está o que precisa de saber quando escolhe usar uma chupeta

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw49dbc7b7/site/13-Conselhos/Artigos/Succao/CIUCCIO_MALOCCLUSIONI_1440X810.jpg

Qualquer progenitor quer ver os seus filhos crescer da melhor forma possível e procura sempre as melhores ferramentas para que isso aconteça. Quando se trata da chupeta, são inúmeras as dúvidas e questões que surgem na mente dos pais: a chupeta deixa os dentes tortos? A chupeta pode causar problemas para o desenvolvimento da boca? Para ter respostas seguras e precisas sobre as questões de saúde e bem-estar da criança, é essencial recorrer a especialistas.

O que é uma má oclusão dentária?

A má oclusão dentária refere-se a um fechamento alterado das arcadas dentárias: isto acontece quando os dentes da arcada superior não estão corretamente alinhados com os dentes da arcada inferior numa direção anterior/posterior ou, mais raramente, transversalmente. Nesta situação, a posição dos dentes e a oclusão imperfeita das arcadas provoca uma desarmonia estética, mas também funcional, com repercussões em todo o corpo, como distúrbios na mastigação, respiração, deglutição e fonação.

Má oclusão e desenvolvimento do palato: o papel da língua

Existem várias causas de má oclusão, uma das mais frequentes é o palato estreito. Entre as várias funções que a língua desempenha, destaca-se a de alargar o palato para adaptá-lo harmoniosamente ao tamanho da mandíbula e permitir o correto nascimento de dentes. A língua, e em particular a posição que assume quando em repouso, é a principal responsável pelo desenvolvimento harmonioso da boca. Qual é, então, a posição que a língua assume quando esta em repouso? É estável no local palatino, ou seja, repousa sobre a primeira ruga palatina retro incisiva, depois empurra para cima e para os lados para um correto desenvolvimento do palato, permitindo assim o desenvolvimento harmonioso da boca, as suas funções e o correto nascimento de dentes.

Chupeta e má oclusão: vamos desfazer um falso mito

É verdade que o uso da chupeta é uma das causas de um desenvolvimento não fisiológico da boca e, portanto, pode levar a problemas dentários? Não, se usar uma chupeta com uma forma anatómico-funcional e se a usar corretamente. Ao escolher uma chupeta, na verdade, tem de prestar muita atenção ao formato: nem todas as chupetas são iguais. Se a chupeta tiver uma forma que promove a correta posição da língua dentro da boca, e se for usada adequadamente, torna-se uma verdadeira aliada para a saúde da boca do bebé, uma vez que ajuda o correto desenvolvimento do palato e, consequentemente, o correto de dentes evitando a má oclusão. Então, qual é a forma correta de usar a chupeta? Uma chupeta deve ter as seguintes características:  

  • Fina, para não ocupar muito espaço dentro da boca; 
  • Virada para cima, para favorecer a posição da língua no palato; 
  • Ligeiramente arredondada nas laterais para ajudar o correto alargamento do palato. 

Pensando nisto, em 2006 a colaboração com a SIDO – Sociedade Italiana de Ortodontia – levou à criação da PhysioForma, chupeta única e exclusiva da Chicco, que se diferencia nalgumas características que atuam ativamente no desenvolvimento harmonioso da boca.

8 dicas para usar a chupeta corretamente

Embora a forma da chupeta contribua para grande parte do desenvolvimento fisiológico da boca e dos dentes, como e quanto usar a chupeta é um aspeto importante a ter em mente para o bem-estar geral do bebé. Eis, então, algumas dicas sobre o uso de chupeta para evitar más oclusões: 

  • Dê a chupeta ao bebé quando a amamentação estiver a correr bem, uma vez que a amamentação previne más oclusões; 
  • Evite que o bebé ganhe o hábito de chuchar o dedo, hábito este que leva ao risco de ogival do palato com consequente desalinhamento dos dentes. É melhor optar por uma chupeta anatómico-funcional, que contribui ativamente para o desenvolvimento do palato.  
  • Use uma chupeta suave e de qualidade; 
  • Escolha uma chupeta fina que permita o fecho ideal dos lábios. 
  • Use a chupeta quando o bebé precisar de relaxar, adormecer ou confortar-se 
  • Escolha uma chupeta do tamanho correto, alterando-a de acordo com o crescimento do bebé.  
  • Não mergulhe a chupeta em doces e adoçantes; 
  • Comece o desmame do uso de chupeta por volta dos dois anos de idade e interrompa-a aos 3 anos de idade.

Factos interessantes sobre a língua

A língua é um dos músculos mais fortes do nosso corpo, pode exercer uma força de 500g; No entanto, a língua só precisa de 1,7g para mexer um dente.