AS CRIANÇAS E O USO DE SMARTPHONES E TABLETS: EFEITOS SOBRE O SONO E REGRAS DE USO
O uso indevido das novas tecnologias, o sono e o comportamento estão profundamente ligados
As novas tecnologias representam certamente uma grande oportunidade para aprender, divertir-se e, consequentemente, crescer. Apesar disso, é importante ressaltar que em qualquer idade, e principalmente com as crianças, é necessário fazer um uso responsável e correto dos smartphones e tablets.
AS CRIANÇAS E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Um estudo publicado em 2019, realizado em colaboração com a FIMP, analisou os comportamentos e hábitos de cerca de 3.000 crianças italianas com idades entre 1 e 5 anos em diferentes áreas, incluindo o uso de novas tecnologias:
- Mais de 10% da amostra usa tablets e smartphones antes de dormir.
- Mais de um quinto, entre 1 e 2 anos de idade, usam dispositivos, dos quais 20% por mais de uma hora por dia.
- Um terço da amostra vê televisão durante mais de uma hora por dia.
- Entre os 3 e os 4 anos de idade, cerca de 15% vêem televisão e usam tablets ou smartphones antes de adormecer.
OS EFEITOS DOS TELEMÓVEIS NAS CRIANÇAS
As ferramentas tecnológicas representam, direta e indiretamente, uma sobrecarga cerebral, devido ao excesso de estímulos, que perturba a qualidade e quantidade do sono. Já falamos sobre a importância de uma boa rotina de sono e como ajudar os bebés a dormir. Quando os telemóveis e tablets são usados de forma incorreta e sobretudo ao final da tarde ou mesmo pouco antes de se deitarem, tanto pela excitação que produzem como pela luz azul que emitem (muito semelhante à do sol) "acordam" os mais pequenos, que depois conseguem adormecer apenas muito mais tarde. A nível comportamental, observou-se então que estas crianças dormiam menos e pior, sendo consequentemente mais agressivas para com os adultos (pais, professores...) e os colegas, que não respeitavam as regras, eram hiperativos e incapazes de gerir frustrações.
ORIENTAÇÕES PARA A CORRETA UTILIZAÇÃO DE TELEMÓVEIS E TABLETS
Aqui estão algumas dicas para o uso correto de celulares e tablets em crianças:
- Não deixe o seu filho usar dispositivos com menos de 2 anos de idade.
- Depois dos sois anos, o uso destes dispositivos nunca deve exceder 45 minutos por dia (isso também se aplica à televisão).
- Lembre-se que, em geral, Smartphones e Tablets são mais difíceis de gerir do que a televisão.
- Não deixe o seu filho completamente sozinho à frente de um dispositivo (mesmo televisão) e avalie cuidadosamente o conteúdo.
- De preferência não deixe que o seu filho use estes dispositivos ao final da tarde e nunca depois da refeição da noite.
- A televisão, que é hipnótica para os adultos, é emocionante para os pequenos.