Em viagem

Como organizar uma viagem de carro com uma criança

Antes de partir, é importante cuidar de alguns aspetos da organização, para que uma viagem de carro longa com crianças corra de forma tranquila.

organizar-uma-viagem-observatorio-chicco

É provável que tenha de fazer viagens longas com as crianças para chegar ao local onde vai passar as férias ou para ir visitar a família que mora longe. Para que a viagem seja um agradável momento de convívio entre pais e filhos é importante organizar tudo, prestando atenção aos pormenores.

Cadeira de auto instalada e cortinas pára-sol

A segurança é naturalmente o mais importante. Assegure-se, antes de partir, de que a cadeira auto está corretamente instalada e que os vidros estão protegidos com as cortinas pára-sol.

Brinquedos, livrinhos e entretenimento

Especialmente quando a viagem é longa, leve brinquedos com que a criança se possa entreter. É melhor evitar os desenhos animados no tablet ou smartphone para evitar o risco de enjoar.

Se um dos pais não estiver a conduzir, aproveite para ler uma história, tornando o tempo de deslocação um momento de conforto e de partilha.

Paragens programadas e obrigatórias

Durante a viagem é fundamental prever algumas paragens para respirar um pouco de ar e esticar as pernas. Contudo, nestes momentos, evite que a criança consuma comidas pesadas ou gaseificadas, especialmente se a viagem ainda se for prolongar. Além das paragens programadas, pode ser necessário fazer paragens inesperadas, por exemplo, se a criança ficar nervosa e chorar: nestes casos nunca pegue na criança ao colo enquanto estiver em movimento. Tente acalmar a criança, mantendo-a segura na cadeira auto e espere pela primeira oportunidade para parar a viatura com toda segurança. Desça sempre do lado da berma do passeio e só neste momento acalme a criança, mimando-a ou respondendo às suas necessidades, antes de continuar a viagem.

Partidas bem pensadas

Em todas as viagens, mas mais ainda em viagens com crianças, é fundamental organizar a partida. Se for possível, evite a hora de ponta e a hora de maior calor. Uma boa ideia é sair pela tarde ou enquanto a criança estiver a dormir, a fim de permitir que descanse e ‘carregue as energias’ necessárias para muitas novas aventuras durante a viagem. Aconselha-se que não saia logo depois de a criança acordar porque é esse o momento em que a criança tem mais vontade de brincar e não de ficar muito tempo sentada no carro.

Também lhe pode interessar

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação