À mesa

A importância do cantinho da papa para o desmame

As crianças aprendem cedo a associar a cadeira de refeição ao momento da alimentação, por isso é essencial criar um ritual a respeitar em cada refeição.

a-importancia-do-cantinho-da-papa-chicco-observatorio

A fim de favorecer o processo de desmame ou ablactação, como a criança gosta e precisa de rotinas, pode ser útil criar um ritual da hora da refeição, estabelecendo um lugar exato e fixo da casa onde a criança é alimentada, usando os mesmos objetos e utensílios, da cadeira de refeição à loiça, num ambiente calmo, de serenidade e partilha.

O papel da cadeira de refeição

A cadeira de papa tem um papel importante pois a criança associa-a, de forma imediata e instintiva, à hora da refeição, reconhecendo-a logo como o lugar específico desta atividade.

Quando as crianças choram com fome, às vezes basta pô-las na cadeira de refeição para se acalmarem e desenvolverem a consciência de que em breve serão alimentadas. A cadeira de refeição tem de ser confortável e segura mas é também importante que seja regulável e adaptável a cada fase do crescimento da criança, passando da versão espreguiçadeira durante os primeiros meses até se tornar numa cadeira, quando a criança já pode assumir uma posição mais direita.

À mesa com irmãos, mãe e pai

Assim que seja possível, é aconselhável aproximar a cadeira de papa à mesa onde mãe, pai e irmãos estão a comer, para criar um primeiro momento de partilha à mesa e favorecer a aprendizagem graças ao exemplo: como usar os talheres, o que se pode e o que não se pode fazer. É muito importante, portanto, dar um bom exemplo na hora da refeição.

Também lhe pode interessar

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação