Chupeta

Saiba qual o uso correto e as suas vantagens.

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw2b152104/site/13-Conselhos/Artigos/Chupeta.jpg

Devemos dar a chupeta ao bebé?

A sucção é um instinto natural que deve ser apoiado, deste modo, o uso de uma boa chupeta até aos 24 meses não determina qualquer tipo de dano, pelo contrário, previne.

O chuchar no polegar

É preciso desincentivar este hábito. A introdução dos dedos na boca, em especial o polegar, movimenta os dentes de forma irregular e não previne um correto crescimento do palato e do maxilar, por isso é importante usar chupetas de tipo ortodôntico que sejam anatómicas e funcionais.

A chupeta

É recomendado o uso de chupetas com uma cavidade no interior e com relevos denominados de rugas palatinas. As rugas palatinas são pontos de referência fundamentais para a correta posição da língua. Além disso, possuí saliências nas laterias que permitem que se obtenha um correto posicionamento da mesma. A língua encaixa-se na cavidade e permite um correto crescimento do maxilar.

A tetina é macia, elástica e fina e deste modo pode-se dizer que estimula ativamente o posicionamento da língua, a força muscular e uma correta oclusão.

O tipo de chupeta deve corresponder à idade da criança e sugere-se o uso da chupeta até aos 36 meses, porém, desincentivando o uso da mesma a partir dos 24 meses, deve ser um processo natural.