A IMPORTÂNCIA DE EDUCAR AS CRIANÇAS PARA AMAR E RESPEITAR O MEIO AMBIENTE

de Katia Biundo - Pedagogista

Como educar as crianças para o respeito pelo ambiente

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw89ede567/site/13-Conselhos/como-educar-as-criancas-para-o-respeito-pelo-ambiente.jpg

Como podemos, juntamente com os nossos filhos, contribuir para melhorar a atual situação ecológica? E como podemos ensinar-lhes amor e respeito pelo meio ambiente? Para isso, devemos primeiro reconhecer o quão "competentes" são os nossos filhos desde muito novos e o quanto o seu interesse e curiosidade pelos animais e pela natureza pode ser uma desculpa para nós, pais, os tornarmos mais conscientes da proteção ambiental. Como é que as crianças aprendem a respeitar o planeta terra? Através do exemplo de nós, adultos. Todos podem e devem fazer alguma coisa. Pequenos e grandes juntos.

A IMPORTÂNCIA DO EXEMPLO DOS ADULTOS

As crianças aprendem o respeito pela natureza através do exemplo. Eis algumas ideias: podemos começar por fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, respeitando a recolha seletiva de resíduos dentro e fora de casa, reduzindo o desperdício alimentar, até visitas estruturadas a explorações amigas dos animais. A mensagem que temos de transmitir é que cada um de nós, independentemente da idade, pode e deve fazer alguma coisa.

COMO ENSINAR AS CRIANÇAS A RESPEITAR O MEIO AMBIENTE

É necessário que as crianças sejam "educadas para respeitar o ambiente". Embora infelizmente nos últimos anos as oportunidades que as crianças tiveram de entrar em contato com a natureza tenham sido limitadas devido à pandemia, a criança precisa ter "experiência direta" para aprender melhor.  Já não basta ir ao parque infantil e observar uma flor ou uma planta para se sentir mais próxima da natureza, é preciso ajudar as crianças a cultivar um sentimento de verdadeiro amor pela terra: daí a importância de uma educação ambiental concreta, tanto em casa como na escola, que passa por experimentar a natureza já não apenas com noções abstratas, Mas fazendo com que as crianças se sintam parte de algo maior, fazendo-as sentirem-se responsáveis.

A PARTIR DE GESTOS SIMPLES E QUOTIDIANOS

No início dos anos 90, foi publicado um pequeno livro dedicado ao tema do ambiente, "50 coisas para fazer com as crianças para ajudar o planeta Terra", de John Javna (50 coisas simples que podes fazer para salvar a Terra). A brochura tinha até sugestões mínimas e, por vezes, previsíveis, mas se todos tivéssemos posto em prática estas indicações, poderíamos ter feito a diferença hoje. Devemos, portanto, criar em cada um de nós um pensamento cuidadoso sobre os nossos gestos diários de respeito pelo meio ambiente. Precisamos de mudar a mentalidade coletiva, a começar pelos nossos filhos, e hoje, mais do que nunca, temos o dever de pôr em prática novos hábitos para limitar a poluição da terra e dos mares.

DICAS PRÁTICAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS A RESPEITAR E CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

Eis o que podemos começar a fazer concretamente em conjunto com os nossos filhos:

  • Compreender a recolha seletiva de resíduos.
  • Ajude as crianças a optar frutas e legumes da época.
  • Ajude as crianças a evitar o desperdício, medindo também a quantidade de alimentos para não os desperdiçar.
  • Ensine os seus filhos a reciclar alimentos (pão velho pode ser usado para fazer grandes almôndegas).
  • Acostume as crianças a uma alimentação mais saudável desde o desmame.
  • Ajude as crianças a apreciar o sabor dos legumes e frutas, muitas vezes substituídos por lanches rápidos e prontos.
  • Ir com os seus filhos às quintas para se familiarizarem com os animais e a natureza.
  • Aprenda a aproveitar o tempo para brincar com eles com simples jogos de água ou reutilizar materiais já presentes na casa.
  • Cozinhando com eles, satisfazendo a sua curiosidade de tocar a comida, de admirar as suas diferentes cores, diferentes cheiros, respondendo sempre com explicações cuidadosas.
  • Recolha restos de comida com eles ou deite a fralda nos caixotes apropriados.
  • Coloque desenhos que representam o conteúdo, para que até a criança mais nova se possa tornar autônoma na reciclagem

Estas são apenas algumas pequenas ações diárias que, se feitas regularmente, desenvolverão um sentimento de pertença mais respeitoso e duradouro.

Por último, cabe a nós, adultos, ao mudarmos o nosso estilo de vida, ensinar às crianças o respeito e o cuidado com o ambiente.