Ovulação: como é calculada e quais são os sintomas
Como calcular a ovulação e o período fértil

Se está a tentar engravidar, é essencial aprender a reconhecer os sintomas de ovulação, os sinais do próprio corpo feminino que ajudam a identificar os dias de ovulação, o período em que a fertilidade da mulher está no seu auge.
Ovulação, o que é e quando ocorre?
A ovulação corresponde à fase em que o óvulo - também conhecido como oócito - é libertado do ovário para a trompa uterina, onde será fecundado pelos espermatozoides e chegará ao útero onde se dará o crescimento do feto. Este processo ocorre por volta do décimo quarto dia do ciclo menstrual, que normalmente dura 28 dias.
Quanto tempo dura a ovulação?
A ovulação dura um dia e, num ciclo menstrual regular, pode ocorrer entre o 14º e o 15º dia do ciclo menstrual. O óvulo tem uma viabilidade de cerca de 24 horas. Decorrido este tempo desde a sua libertação nas trompas, o ovócito não fecundado sofre uma rápida desintegração.
Quais são os dias férteis?
Os dias férteis, a chamada "janela fértil", é o período em que a mulher tem mais probabilidades de conceber e incluir o dia da ovulação e alguns dias antes. Isto porque os espermatozoides podem sobreviver durante cerca de três a quatro dias na cavidade uterina e nas trompas após uma relação sexual desprotegida, aumentando assim as hipóteses de engravidar, mesmo que a relação sexual ocorra antes da ovulação. Tendo em conta a viabilidade dos espermatozoides e a sobrevivência dos ovócitos, uma mulher com um ciclo regula é fértil durante 4 a 5 dias por mês.
Como são calculados os dias de ovulação e os dias férteis?
Conhecendo a duração do ciclo menstrual, é possível calcular a ovulação e os dias férteis. A data da ovulação é determinada subtraindo de todo o ciclo menstrual os 14 dias que decorrem entre a ovulação e o primeiro dia da menstruação.
Isto significa que, se o ciclo for regular de 28 dias, a ovulação ocorre no 14º dia e a fase fértil corresponde aos dias 10-11 até ao 15º dia, ou seja, 3-4 dias antes e um dia depois da ovulação.
Quando ocorre a ovulação num ciclo irregular? Se o ciclo for irregular, o cálculo é mais incerto. Se, por exemplo, for de 27 a 30 dias, ocorrerá geralmente entre os dias 13 e 16; se for de 33 dias, no dia 19.
Quais são os sintomas da ovulação?
A ovulação induz sintomas específicos de intensidade varável de mulher para mulher. Com efeito, todo o processo é regulado pelas hormonas luteinizante e folículo- estimulante e pelos estrogénios. São estas hormonas femininas que determinam os sintomas típicos da fase ovulatória. Para os reconhecer, basta ouvir o seu corpo. Eis os principais:
- Alteração das secreções cérvico-vaginais. No período da ovulação, tornam-se mais abundantes, fluidas e cremosas, semelhantes à clara de ovo crua.
- Aumento da temperatura corporal basal em cerca de 3-5 décimos.
- Alterações no colo do útero, que se torna mais macio e mais aberto para facilitar a eventual conceção.
- Possíveis cólicas e dores na parte inferior do abdómen, geralmente no ovário, de onde o óvulo se desprende.
- Aumento do desejo sexual.
- Alterações na firmeza do peito: devido ao aumento dos níveis hormonais, o peito pode tornar-se mais macio.
Os primeiros três sintomas são designados por sinais primários de ovulação, enquanto os três seguintes são sinais secundários.