MUDAR A FRALDA: COMO E QUANDO O FAZER?

Dicas para enfrentar a mudança com tranquilidade

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwb345a5da/site/13-Conselhos/Artigos/Higiene diaria e banho/cambio pannolino.jpg

Mudar a fralda é um momento fundamental nos cuidados diários do recém-nascido, uma oportunidade para garantir a sua higiene e conforto. No entanto, por vezes, pode parecer um desafio, especialmente para os pais recentes. Mas com as dicas certas, tornar-se-á uma atividade simples e gratificante. Vejamos juntos os passos mais importantes para uma muda de fralda sem problemas e algumas dicas práticas para gerir esta rotina diária com amor e cuidado.

Como mudar a fralda?

Em primeiro lugar, tal como quando tem de dar banho ao seu recém-nascido, antes de começar a mudar a fralda, certifique-se de que tem tudo o que precisa à mão: é importante que o seu filho nunca fique sozinho. Além disso, lembre-se de preparar o quarto para que esteja bem aquecido e limpo.


Eis como proceder:


  1. Lavar bem as mãos: a pele de um bebé é bastante delicada e o mais pequeno contacto com os germes é suficiente para causar irritação.
  2. Coloque o bebé na mesa de muda de barriga para cima: é importante que a superfície seja macia e confortável. Mantenha sempre uma mão sobre o bebé para evitar quedas.
  3. Despir o recém-nascido: tirar o macacão por baixo e limpar a mesa de muda de roupa, para que seja mais confortável continuar.
  4. Abrir a fralda suja sem a retirar completamente: se necessário, utilizar toalhetes húmidos para retirar a maior parte das fezes.
  5. Retirar a fralda e limpe o bebé: levante as pernas do bebé pelos tornozelos e limpe o rabinho do bebé e a zona à volta dos genitais. Lave o seu bebé com água morna corrente e utilize um produto de higiene íntima específico para bebés. As zonas íntimas dos bebés são mais propensas a irritações, infeções e secura, pelo que deve escolher um produto de higiene com um pH ácido, sem agentes espumantes agressivos, sem fragrâncias e com uma presença limitada de conservantes.
  6. Secar cuidadosamente: lembre-se de dar palmadinhas e não esfregar, prestando atenção a todas as dobras da pele para evitar irritações. Não deixar a pele húmida.
  7. Aplicar o creme protetor, que é útil para evitar irritações nas zonas da fralda. Recomendamos uma pasta calmante em 10 - 15% de óxido de zinco.
  8. Preparar a fralda limpa: levantar as pernas do bebé e colocar a fralda limpa e aberta por baixo dele; passar a parte da frente entre as coxas e fechar as abas, certificando-se de que não está demasiado apertada.
  9. Embrulhe a fralda suja e deite-a no caixote de lixo.
  10. Lavar bem as mãos depois de mudar a fralda.


Há também algumas regras de ouro que é bom ter em mente para uma limpeza eficaz do seu bebé, de acordo com o sexo. Ao mudar a fralda a um bebé do sexo feminino, a lavagem deve ser feita de frente para trás, ou seja, da vagina para o ânus, e não vice-versa, para evitar a contaminação com germes fecais. Nas primeiras semanas de vida, pode ocorrer um corrimento vaginal: não o remova, pois é o resultado do efeito das hormonas maternas transmitidas através da placenta e desaparece espontaneamente dentro de 15 a 20 dias.

No entanto, ao mudar a fralda do bebé de sexo masculino, não se esqueça de lavar cuidadosamente a zona à volta do pénis. Ao colocar a fralda limpa, o pénis deve ficar virado para baixo, para evitar que o pequeno molhe a barriga quando faz chichi.

O que é necessário para mudar a fralda?

Para mudar a fralda de um bebé, são necessários alguns elementos essenciais. Certifique-se de que tem estes elementos à mão:


  • Trocador de fraldas
  • Água morna ou toalhetes húmidos
  • Produto de higiene íntima específico para bebés
  • Toalha
  • Creme protetor ou calmante
  • Roupa de reserva, se necessário
  • Um saco de fraldas sujas


Cada elemento contribui para manter a muda da fralda limpa, confortável e higiénica para o seu bebé.

Com que frequência mudar a fralda?

Embora não existam regras precisas sobre a frequência, é importante mudar a fralda do bebé regularmente. Recomenda-se a muda da fralda a cada 3 - 4 horas para evitar irritações e desconforto.


Deve mudar a fralda do bebé sempre que ele se sujar, mesmo que seja apenas com chichi. Escusado será dizer que, se houver fezes, deve mudar a fralda imediatamente para evitar irritações. Especialmente nos primeiros dias, poderá ter de o mudar até 10 a 12 vezes por dia! Não se preocupe, isto é normal. Com o passar do tempo, esta frequência irá diminuir.


E à noite? Pode abrir uma exceção para não perturbar o sono do seu bebé, e o seu também. Mude a fralda antes de deitar, para garantir ao seu bebé um sono tranquilo.

Quando mudar a fralda: antes ou depois da alimentação?

Os pai preguntam-se frequentemente se é melhor mudar a fralda antes ou depois da alimentação. Mais uma vez, não existe uma regra, observe o ritmo do seu bebé.

Se ele estiver habituado a adormecer durante a alimentação, é aconselhável mudar primeiro a fralda para evitar que ele acorde. Se, pelo contrário o seu bebé estiver habituado a fazer necessidades após a alimentação, espere e mude-o depois.

O bebé chora quando muda de fralda? Dicas para o acalmar

Para o seu bebé, a muda da fralda pode ser um momento desconfortável e stressante; se ele começar a agitar-se e a chorar na mesa de muda, pode mesmo tornar-se impossível. Para o seu bebé, trata-se de uma situação nova e desconhecida, pelo que é normal que esteja inquieto. Se o seu bebé chorar durante a muda da fralda, há algumas coisas que pode fazer para o acalmar:


  • Certifique-se de que o ambiente é quente e confortável.
  • Fale suavemente com o seu filho, ofereça-lhe contacto físico e utilize jogos ou sons tranquilizadores.
  • Envolva o seu filho na rotina da muda, pedindo-lhe para abanar um brinquedo ou tocar na fralda limpa.
  • Tente ser rápido e eficiente ao mudar a fralda para reduzir o desconforto do bebé, mas mantenha a calma: o bebé consegue sentir as suas emoções.


Lembre-se que cada bebé é único, pelo que poderá ter de experimentar diferentes estratégias para encontrar a que melhor funciona para o seu filho. Tenha paciência e tente compreender as razões do seu desconforto.