FAÇO COMO TU!
Os bebés adoram imitar as atividades diárias da mãe e do pai e dedicam todo o seu esforço a isso.
Para as crianças, brincar não é apenas diversão, é uma atividade fundamental para se conhecerem a si próprias e ao meio envolvente, desde as primeiras explorações de objetos até ao conhecimento consciente da realidade.
A IMPORTÂNCIA DE DAR UM BOM EXEMPLO
E a construção da realidade passa também pelo processo de imitação. É por isso que a criança, durante o segundo ano de vida, começa a reproduzir as situações com as quais entra em contato todos os dias, interpreta o ambiente familiar com imaginação, adora tentar imitar as atividades dos adultos e prefere jogos que simulem o mundo dos adultos. A mãe na cozinha a preparar o jantar, o mecânico a reparar o carro do pai, o carpinteiro a restaurar os móveis dos avós tornam-se modelos irresistíveis a imitar.
A criança gosta de desempenhar esses papéis, por isso vamos vê-la ocupada a polvilhar os móveis da casa, a consertar pequenos objetos ou a regar rosas, tão ocupada com o seu trabalho como desajeitada e engraçada para quem a observa. Todos eles são excelentes estímulos para o desenvolvimento cognitivo da criança e para o processo de construção da imagem de si e da sua identidade.
VAMOS AJUDÁ-LOS COM O JOGO CERTO
Brinquedos que imitam objetos usados por adultos são, portanto, ideais nesta fase, e muito populares entre as crianças. Numa altura em que as crianças têm uma grande capacidade de apreender o som da linguagem, pode ser útil oferecer brinquedos bilingues que não só estimulem estes processos de imitação, mas também as ajudem a familiarizar-se com as primeiras palavras de uma língua estrangeira, num contexto divertido e agradável.