UMA CASA À MEDIDA DA CRIANÇA: COMO ORGANIZAR A CASA DE BANHO

Dicas práticas para facilitar o uso do banheiro pelas crianças e torná-las independentes

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw9a02e275/site/13-Conselhos/como-promover-a-autonomia-do-seu-filho-em-casa.jpg

A casa de banho é um ambiente fundamental para os cuidados pessoais e de higiene das nossas crianças desde o primeiro dia e é utilizada inúmeras vezes todos os dias. O cuidado pessoal é uma atividade rotineira que as crianças podem realizar por conta própria em relação à sua idade, se o espaço estiver disposto de forma funcional e acessível. No entanto, as casas de banho, projetadas para adultos, são desconfortáveis para o adulto no manejo do recém-nascido e inacessíveis para crianças que se deparam com obstáculos físicos contínuos. Vamos ver como organizar a casa de banho para tornar as nossas crianças independentes.

PORQUÊ ORGANIZAR UMA CASA DE BANHO ADEQUADA PARA CRIANÇAS

Não nos resignemos a deixar as coisas como estão, à espera que os nossos filhos cresçam o suficiente para serem independentes. Em vez disso, permitamos que utilizem este ambiente e que aprendam a defender-se a si próprios. Dado que não é possível intervir numa casa de banho existente, intervindo com acessórios e estratégias, as crianças podem realizar sozinhas gestos diários que por vezes consideramos triviais mas que para elas são uma importante ferramenta de crescimento e aprendizagem lúdica, em total segurança e serenidade. Se, portanto, graças à organização da casa e dos espaços, limitarmos as nossas intervenções deixando as crianças tornarem-se independentes, faremos o bem para elas, mas também para nós.

LAVAR E SECAR A CARA, AS MÃOS E OS DENTES

As crianças percebem muito bem que o lugar para lavar as mãos e a cara é o lavatório. Os lavatórios da casa de banho são muito altos para crianças, pelo menos até 6-7 anos de idade, e a primeira ajuda que podemos dar é fornecer-lhes um apoio no qual subir por conta própria para poder alcançar a altura do lavatório e que possa ser facilmente movido. As toalhas devem ser penduradas a uma altura adequada: um gancho deve, portanto, ser fixado baixo para disponibilizar toalhas para crianças, evitando assim a intervenção do adulto. Para incentivá-los e facilitar no reconhecimento de suas toalhas, uma imagem de reconhecimento pode ser anexada acima do gancho: uma figura recortada, um autocolante ou um desenho ou, como acontece em muitas creches, se houver muitas crianças a viver em casa, uma fotografia associada no lugar de cada criança; Por fim, também podemos escolher uma cor ou padrão que combine com a criança e manter sempre esta mesma cor.

AJUDAR AS CRIANÇAS A USAR A CASA DE BANHO

Nos primeiros dias, quando começa a fase de parar de usar fralda, é bom propor às crianças o uso do bacio. No entanto, chega um momento em que é necessário transferir as crianças do bacio para a retrete, cujo uso pelas crianças é realmente difícil. No que diz respeito à largura, o uso do redutor é necessário para redimensionar o assento para que a criança não sinta a sensação de cair com o fundo, podendo assim relaxar e concentrar-se sem esta preocupação. Em altura, por outro lado, é necessário facilitar o uso da retrete usando um elevador ou uma plataforma, com a qual, não só a criança pode chegar à borda sem ter que subir ou pedir ajuda a um adulto, mas também consegue manter uma posição correta com os pés apoiados e as pernas "quadradas".  Por fim, lembremo-nos que se o nosso filho tem a oportunidade de entrar na casa de banho e subir à retrete sozinho, tem a liberdade de ir fazer as suas necessidades quando perceber que precisa.

LAVAR O CORPO

Outra atividade, quase diária, é lavar o corpo. Se devido ao espaço limitado ou a outras necessidades familiares, não foi possível instalar uma banheira. Neste caso, é necessário usar o chuveiro, que normalmente é projetado para adultos e é utilizado por adultos. O duche quase nunca é adequado para as crianças usarem sozinhas. Embora, depois de uma certa idade já sejam capazes de se lavar, são normalmente os pais que tratam de todos os passos, principalmente devido a inacessibilidade das ferramentas e ao receio bem fundamentado de que os seus filhos se possam magoar ou escorregar. Para ajudar as crianças, basta organizar o ambiente de tal forma a que estas possam lavar-se enquanto nós assistimos sem intervir, na conquista da autonomia das crianças.

A nível prático é necessário:

  • Coloque o chuveiro à altura da criança;
  • Dê à criança um ponto de apoio para que esta esteja segura e não corra o risco de cair ou escorregar;
  • Baixe os sabonetes para que o seu filho possa aceder a estes para poder ensaboar-se e de seguida enxaguar-se, gerindo a situação de forma independente;
  • Compre dispensadores de utilização fácil e intuitiva para que a criança possa usar.
  • Adicione um espelho da altura da criança para que esta possa ver o que está a fazer e poder controlar o processo do banho. 

USO DE SECADOR DE CABELO

Dependendo da idade, o secador de cabelo também pode ser usado por crianças. É melhor este não ser manuseado pela própria criança, mas pode garantir que o seu filho sabe usar o secador sem precisar de o segurar nas próprias mãos. Para isto, recomendamos inserir o secador num suporte de parede, ligando-o e direcionando-o com fluxo de ar para o seu filho. Desta forma, secar o cabelo torna-se numa aprendizagem natural sem a necessidade de recorre aos pais: o secador está posicionado e cabe à criança ficar de baixo deste até o seu cabelo estar completamente seco, estando esta livre para se virar e pentear-se sozinha. Mesmo um cabelo longo não tem que ser motivo de conflito entre pais e filhos; secar, portanto, é uma atividade que não causa conflitos para quem tem cabelos longos, sem desentendimentos e problemas. Cabe-nos a nós por esta responsabilidade na criança que, quanto mais nova, primeiro a aceitam como uma atividade natural e óbvia, parte do cuidado próprio.

Por fim, um espelho à altura da criança é essencial na casa de banho: ao ver-se ao espelho, a criança aprende a controlar-se e, ao ver-se a si próprio, é mais fácil cuidar de si e da sua limpeza pessoa. Para completar, é necessário preparar um armário, cómoda ou prateleira – fixada na parte inferior, que contenha objetos relacionados com a higiene e cuidados pessoais, como lenços, pente e escova.